domingo, 15 de dezembro de 2013

4º TORNEIO MUNDIAL - PORTUGAL 4 v COSTA RICA 0


14 DEZEMBRO 2013 - FUTSAL - SELEÇÃO A

A Seleção Nacional de futsal feminino estreou-se este sábado no IV Torneio Mundial com uma vitória frente à Costa Rica por claros 4-0.

A Equipa das Quinas dominou por completo o encontro e prova disso mesmo foi o golo vespertino de Melissa, que num remate em força colocou Portugal na dianteira do marcador. Já com uma equipa renovada em campo, à exceção da guardiã, Portugal voltou a marcar aos sete minutos, desta feita por Inês Fernandes que não desperdiçou a oportunidade num frente-a-frente com a defesa adversária.

A partida decorria sobretudo no meio-campo costa-riquenho com Portugal a precisar de um último 'toque' para dilatar a vantagem. A três minutos do final do primeiro tempo, após uma recuperação de bola, a Costa Rica esteve próxima do golo, salvo em cima da linha por Daniela Ferreira. O lance parece ter despertado as costa-riquenhas, que até ao intervalo se mostraram mais interessadas em querer discutir o resultado.

No arranque do segundo tempo, a partida ganhou mais intensidade e rapidez, tendo a formação lusa de lutar contra a falta de finalização e a determinação de Karen Arroyo. Nas mais de dez oportunidades criadas neste reatar do jogo, onde a bola parecia não estar talhada para entrar, o destaque vai para a bola enviada ao poste por Carla Vanessa, à passagem do minuto 29.

Dos pés da capitã portuguesa sairiam os terceiro e quarto tentos do jogo. Rita Martins, uma das jogadoras mais inconformadas com o escasso resultado e impulsionada por Sofia Vieira e Daniela Ferreira, nesta reta final, bisou no encontro no espaço de três minutos, fechando a contagem em 4-0.

No jogo que encerrou a primeira jornada do grupo A, a Espanha venceu o Japão por 2-0.

Jorge Braz em discurso direto:
"Entrámos muito bem no jogo, entrámos à Portugal, com rigor e organização. Tivemos muitas oportunidades no início do jogo para transformar isto num jogo com outra tranquilidade, mas depois de termos feito dois golos, de falharmos tantas oportunidades e já com uma organização diferente por parte da Costa Rica, que inteligentemente deixou a marcação à zona e optou por uma marcação individual muito física e rigorosa, sentimos algumas dificuldades para nos readaptarmos ao jogo. Depois de o termos feito, voltamos a dominar a partida e voltamos a criar imensas oportunidades. Podiam ter sido dez golos hoje, mas para um jogo desta natureza, de início de uma prova, é muito bom e estas jogadoras sabem o que querem o que é ótimo.

Amanhã - domingo -, é um jogo diferente, será uma equipa muito organizada, com muita disponibilidade física e competente. Temos de preparar o próximo jogo, porque este já acabou e o que fizemos hoje não dá para amanhã. O que fizemos de menos bom neste é que temos de melhorar em cada momento em que estamos juntos. Tenho a certeza absoluta que, frente ao Japão, o jogo ainda vai ser melhor do que este em termos da organização, do rigor e vamos melhorar, até nessas coisas simples de finalização e de passe, estou certo."

Ficha de jogo
IV Torneio Mundial de Futsal Feminino
1.ª Jornada do Grupo A
Polideportivo Municipal Antonio Díaz Miguel, Alcázar San Juan

Árbitros: Irina Velikanova (RUS), Hora Hennady (UCR), Hiroyuki Kobayashi (JAP).
Cronometrista: Rodriguez Camacho (ESP).

Portugal 4-0 Costa Rica (2-0, ao intervalo)

Portugal: Natalina Silva, Melissa, Rita Martins - cap., Ana Azevedo e Sofia Vieira.
Jogaram ainda: Daniela Ribeiro, Liliana Salema, Inês Fernandes, Carla Vanessa, Andreia Marques, Cátia Morgado, Daniela Ferreira e Sofia Ferreira.
Suplente não utilizada: Ana Catarina.
Treinador: Jorge Braz.
Golos: Melissa (4'), Inês Fernandes (7') e Rita Martins (33' e 36').
Disciplina: Cartão amarelo exibido a Sofia Ferreira (9').

Costa Rica: Karen Arroyo, Andrea Alfaro - cap., Priscila Zamora, Alejandra Ramirez e Nathalia Guerrero.
Jogaram ainda: Keilyn Duarte, Karina Cerdas, Monica Rodriguez, Marjorie Garro, Dayana Valerin, Mélissa Fallas, Nayarith Rojas e Joselyn Badilla.
Suplente não utilizada: Mariela Salazar.
Treinador: Carlos Sotela.
Golos: Nada a assinalar.
Disciplina: Nada a assinalar.



Sem comentários: