Mostrar mensagens com a etiqueta SELECÇÃO UNIVERSITÁRIA DE FUTSAL FEMININO. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta SELECÇÃO UNIVERSITÁRIA DE FUTSAL FEMININO. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

MUNDIAL UNIVERSITÁRIO DE FUTSAL 2012 EM PORTUGAL




Hoje, dia 19 de Novembro, durante a Reunião do Comité Executivo da Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU) foram apresentadas as candidaturas de Portugal, Espanha e França ao Mundial Universitário de Futsal. Depois de atribuída a organização do Campeonato Mundial Universitário de Xadrez em Guimarães pela Universidade do Minho, a mesma instituição recebe mais um Mundial Universitário em 2012.

A apresentar a candidatura portuguesa, estiveram presentes o Prof. João Roquette, Presidente do Estádio Universitário de Lisboa em representação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Bruno Barracosa, Presidente da Federação Académica do Desporto Universitário e ainda Prof. José Mendes, Vice-reitor da Universidade do Minho (UM). Também fizeram parte da mesa o Dr. Victor Sousa, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Braga, o Eng. Carlos Silva, Administrador dos Serviços de Acção Social da UM, Luís Rodrigues, Presidente da AAUM e Dr. Fernando Parente, Director do Departamento de Desporto e Cultura da UM.

O Futsal é sem dúvida a modalidade rainha do Desporto Universitário Nacional e a visibilidade a nível internacional tem crescido bastante nos últimos anos. Portugal foi Campeão Mundial Universitário no Masculino em 2008 e Vice-campeão Mundial Universitário no Feminino em 2008 e 2010. Já nos Europeus, a Associação Académica de Coimbra foi Campeã Europeia Universitária no feminino e a AAUM Vice-campeã no masculino, ambas em 2010.

Esta candidatura teve um forte apoio da Câmara Municipal de Braga no âmbito da inserção do evento no ano da Capital Europeia da Juventude em 2012. Também o Comité Olímpico de Portugal, a Federação Portuguesa de Futebol e a RTP - Rádio e Televisão Portuguesa, manifestaram o seu apoio.

Fonte: FADU

sábado, 6 de novembro de 2010

SELECÇÃO FEMININA UNIVERSITÁRIA DE FUTSAL NOS FINALISTAS

VAMOS TOD@S VOTAR!!!! - galacdp.sapo.pt

Finalista ao Prémio "Desportistas do Ano" já são conhecidos

Foram conhecidos hoje numa cerimónia que decorreu no Casino Lisboa, os finalistas ao Prémio "Desportistas do Ano", nas categorias de equipa, treinador, jovem promessa, atleta feminino e atleta masculino.


Estes são os finalistas por categoria:

Atleta Masculino
Fernando Pimenta - Canoagem
João Pina - Judo
Pedro Torres – Equestre
João Silva – Triatlo
Pedro Leal – Râguebi

Atleta Feminino
Sara Moreira – Desporto Universitário/Atletismo
Naide Gomes – Atletismo
Telma Monteiro – Judo
Teresa Portela – Canoagem
Sara Pinho – Desporto para Pessoas com Deficiência/Remo

Jovem Promessa
Joana Vasconcelos – Canoagem
Frederico Oliveira – Râguebi
Rafael Reis – Ciclismo
Nuno Saraiva - Judo
Samuel de Freitas – Desporto para Pessoas Com Deficiência/Atletismo

Treinador
Tomaz Morais – Desporto Universitário/Râguebi
Rolando Freitas – Andebol
Rui Rosa – Judo
Abreu Matos – Atletismo
Ryszard Hoppe – Canoagem

Equipa

Selecção Juniores A Masculina – Andebol
Selecção Feminina de Corta-Mato – Atletismo
Sub23 de Velocidade – Canoagem
Selecção Nacional de Sevens – Râguebi
Selecção Nacional Universitária de Futsal Feminino – Desporto Universitário/FUTSAL

Durante a sessão foi iniciada a votação do público que terá um peso na eleição final dse 60 por cento. Os restantes 40 por cento virão de presentes no Casino Estoril, no próximo dia 16 de Novembro.

O público pode votar através do sitío - galacdp.sapo.pt, até ao dia da realização da Gala do Desporto, 16 de Novembro.

Fonte: CDP 6/11/2010

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

SELECÇÃO UNIVERSITÁRIA NOMEADA PELA CDP

15ª GALA DO DESPORTO - SELECÇÃO UNIVERSITÁRIA DE FUTSAL NOMEADA

As federações já indicaram à CDP os seus candidatos ao Prémio “Desportistas do Ano”, nas categorias de atleta masculino, atleta feminino, jovem promessa, treinador e equipa. Este prémio distingue os valores que mais se evidenciaram na época desportiva de 2009/2010.

Após esta indicação efectuada pelas federações, um júri convidado e constituído por diversas personalidades ligadas ao fenómeno desportivo vai seleccionar os cinco finalistas em cada uma das categorias do prémio “Desportistas do Ano”, finalistas estes que serão divulgados no dia 6 de Novembro, numa cerimónia a realizar no Casino Lisboa.

Fonte: CDP


PARABÉNS TAMBÉM AO SURF DO CRCQL POR MAIS UMA NOMEAÇÃO!

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

EQUIPAS FEMININAS DE FUTSAL EM DESTAQUE NA 3ª GALA DA FADU




No ano em que comemora 20 anos, a Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), organizou ontem na Figueira da Foz a 3ª Gala do Desporto Universitário.

Numa sala cheia, com atletas e convidados ilustres, entre eles o presidente do IDP, Carlos Sardinha e o presidente do COP, Vicente Moura, as raparigas do futsal estiveram em evidência.

A Associação Académica de Coimbra, campeã nacional e europeia de futsal, foi eleita como a equipa feminina do ano.

A Seleccção Nacional Universitária , vice-campeã Mundial na Sérvia, foi alvo de uma homenagem. Relembre-se que a selecção teve a participação de duas Lombitas; - Fernanda Piçarra e Maria Martins.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

APMD - PROJECTO "O JOGO DAS RAPARIGAS" ESTEVE COM A SELECÇÃO UNIVERSITÁRIA FEMININA DE FUTSAL

O projecto “O Jogo das Raparigas”, uma iniciativa da APMD (Associação Portuguesa Mulheres e Desporto), voltou à estrada, desta feita esteve em Aveiro, para mais uma acção de dinamização e sensibilização das raparigas. Realizada ao final da noite de quarta-feira, num salão do Pavilhão Desportivo da Universidade de Aveiro, a iniciativa teve por objectivo ouvir e sensibilizar as jogadoras da Selecção Nacional Universitária de Futsal para os objectivos do projecto, que passam pelo combate à invisibilidade, às barreiras culturais e estereótipos, pela consciencialização das raparigas relativamente aos seus direitos, ou ainda por agir no sentido de sensibilizar os públicos estratégicos (desde dirigentes desportivos a dirigentes políticos, passando pelos media).

Vivendo por estes dias uma realidade bem diferente daquela que encontram nos clubes onde militam - pois encontram-se em estágio a preparar a sua presença no próximo Campeonato do Mundo Universitário, que se disputa entre 22 e 29 de Agosto em Novi Sad, Sérvia - , as jogadoras treinadas por André Teixeira e Fernanda Piçarra souberam aproveitar esta iniciativa para abordar uma série de problemas do seu dia-a-dia como desportistas, revelando uma participação no debate intensa e plena de conteúdo.

Para isso muito contribuiu a forma como a acção foi conduzida.

Alda Pena, gestora do projecto para as zonas Norte e Centro e membro da Direcção da APMD, Paula Pinho, coordenadora do projecto para a Zona Centro, e Sandra Coutinho, dinamizadora do distrito de Aveiro, aproveitaram a presença de uma das mais antigas jogadoras de futsal, Regina Martins (dinamizadora do projecto para Trás-os-Montes), para incentivar a participação das jogadoras. De forma sucinta mas esclarecedora, Regina relatou as dificuldades por que passou há 20 anos quando quis jogar futsal de forma assídua, tendo ela própria avançado com a criação de um clube e, anos depois, vendo-se obrigada a rumar até Espanha para não ter de pagar para jogar.

Refira-se que a acção de sensibilização foi precedida por uma cerimónia de boas-vindas por parte da academia aveirense (Pedro Oliveira), da direcção da FADU (André Couto) e da associação académica da UA (Tiago Alves). Para esta pequena cerimónia foram convidados os jogadores da Selecção Nacional Universitária Masculina de Futsal, e respectivos técnicos, igualmente em estágio para o Mundial Universitário que, pela primeira vez, se realiza em conjunto com o feminino, em Novi Sad, Sérvia.

Jogo-treino

Como “aperitivo” para a acção de dinamização, o Pavilhão da Universidade de Aveiro foi palco de um jogo-treino entre a Selecção Nacional Universitária Feminina de Futsal e uma equipa do projecto “O Jogo das Raparigas”, esta maioritariamente composta por jogadoras de futebol de onze (Alfredina Silva, Matilde, Ana Clara, Raquel, Mary Almeida, Mary Bento, Soraia, Sara Granja, Sara Santos, Sandra Coutinho e Teresa) e apenas duas jogadoras de futsal (Regina Martins e Sofia Ferreira).

André Teixeira e Fernanda Piçarra aproveitaram a oportunidade para rodar todas as 16 atletas universitárias em estágio: Alexandrina Góis, Sofia Ferreira, Aurora Carvalho, Carolina Silva, Catarina Pinheiro, Catia Morgado, Cristina Gonçalves, Daniela Ferreira, Daniela Ribeiro, Inês Fernandes, Joana Cunha, Margarida Marques, Maria Martins, Nádia Almeida, Samanta Martins e Sónia Coelho. Num encontro arbitrado por Hilário Oliveira e Maria Abrantes, e apesar de o resultado ter sido o menos importante, a selecção universitária venceu por 9-0 a equipa de “O Jogo das Raparigas”. Acima de tudo, realce para o excelente ambiente em que se desenrolou toda a acção, o convívio proporcionado e a troca de experiências.

Céu Freitas

Comunicação "O jogo das raparigas"
jornalista@mulheresdesporto.org.pt

domingo, 11 de julho de 2010

ÉDER POPIOLSKY - SELECCIONADOR UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO

Reencontrar o Éder em Novi Sad na Sérvia, de 23 a 30 de Agosto,vai ser um prazer, para além de uma selecção Brasileira com a qualidade habitual, vamos encontrar um colectivo fantástico e um técnico muito competente.

O factor positivo é que conhecemos bem o seu trabalho e saberemos o que vamos encontrar. Isso é um bom ponto de partida para o trabalho a efectuar com o excelente grupo de jogadoras de que dispomos.