quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

FONSECAS E CALÇADA vs CRCQL B - 3-3 - Crónica


Crónica da 9ª Jornada do Campeonato 2ª Divisão de Futsal Feminino da AFL
Fonsecas e Calçada vs. Quinta dos Lombos
Local: Pavilhão da Ajuda, 31 de Janeiro, 10horas

A madrugadora jornada desta semana ditou a visita das Lombitas ao pavilhão da Ajuda para defrontar a equipa do Fonsecas e Calçada, encontro este que teve início 30 minutos depois da hora marcada devido à, sempre lamentável, falta de comparência do juíz da partida.

Após a resolução dos trâmites inerentes a estas situações, as duas equipas iniciaram a partida com vontade de chegar à baliza adversária, vontade essa traduzida em algumas oportunidades que criaram perigo de parte a parte. Passados os minutos iniciais do jogo, onde a ansiedade pautava o jogo das duas equipas, foi a equipa da Quinta dos Lombos que impôs o seu jogo, num crescendo de oportunidades para finalizar. Ainda antes da passagem do 10º minuto de jogo, Tixa e Mª João combinam bem entre si e concretizaram em golo, uma rápida situação de 2x1, com Tixa a isolar Mª João e esta, a não perdoar em frente à guarda-redes da equipa da casa. O jogo caracterizava-se nesta fase com uma maior posse de bola por parte da equipa de Carcavelos, que privilegiava as jogadas organizadas, e uma aposta no ataque rápido iniciadas pela sua guarda-redes por parte da equipa do Fonsecas e Calçada. Foi através de uma destas situações de ataque rápido que a equipa lisboeta acaba por igualar o marcador através de um primeiro remate à baliza de Marta que, apesar de ter travado este, não foi capaz de impedir a emenda ao 2º poste da jogadora adversária. Estávamos no 18º minuto de jogo.

Foram precisos mais dez minutos de jogo para o marcador sofrer nova alteração, desta vez para a equipa visitante que, vendo premiada uma boa atitude defensiva na 1ª linha, Tixa desarma a adversária directa e, ficando em excelentes condições para fazer o golo, coloca a bola com um toque subtil por cima da guardiã. Estava feito o 1-2 com que as equipas foram para o balneário.

Na 2ª parte, as jogadoras da Quinta dos Lombos entraram bem mais pressionantes e com uma atitude muito mais agressiva perante a bola. No entanto, foi a equipa da casa a criar a primeira oportunidade de golo e onde a guarda-redes Ana teve de se impor de forma segura dentro da sua área. Esta etapa complementar da partida mostrou-se mais disputada com ambas as equipas a criarem bastantes situações de finalização, maioritariamente situações de transições. Foi preciso esperar pelos últimos 5 minutos do jogo para se registarem novas alterações do marcador. Carolina, acreditando no seu poder de remate e na possibilidade de fazer o golo que traria maior tranquilidade à equipa, dispara uma “bomba” à entrada do meio campo ofensivo e coloca a bola rasteira junto ao poste da baliza da equipa da casa, assinando um bonito golo sem hipótese de defesa para a guarda-redes.

Mas, foi após este terceiro golo que a equipa da Quinta dos Lombos perdeu um pouco o controlo do seu jogo. Incapaz de manter a posse de bola, dá possibilidade à equipa adversária de acreditar até final que poderia alterar o rumo dos acontecimentos. E assim foi, os dois últimos minutos ditaram o resultado final do jogo. Perante a ansiedade das Lombitas, a equipa lisboeta marcou 2 golos em outros tantos minutos igualando a partida a 3 golos.


Dinâmica do Resultado: 1ª Parte: 0-1, 1-1, 1-2,

2ª Parte: 1-3, 2-3, 3-3

Cinco inicial da equipa dos Lombos: Marta (GR), Sara, Andreia, Carolina (1) e Mariana.
Jogaram ainda: Mª João (1), Tixa (1), Joana, Nandes, Marisa e Ana (GR).
Jogadora não utilizada: Carina

No próximo Sábado, as Lombitas recebem no Pavilhão Desportivo dos Lombos a equipa do Santiago, pelas 19 horas.

Sem comentários: