terça-feira, 22 de dezembro de 2009

CRCQL B vs POVOENSE - 2-1 - CRÓNICA DO JOGO



Crónica da 6ª Jornada do Campeonato 2ª Divisão de Futsal Feminino da AFL
CRC Quinta dos Lombos vs. Povoense
Local: Pavilhão Desportivo dos Lombos, 20 de Dezembro, 15horas


Após o resultado negativo da última jornada, as Lombitas entraram neste jogo dispostas a encontrar de novo o caminho das vitórias. A equipa estava mentalizada e consciente que iria ser um jogo difícil e que a equipa do Povoense iria com toda a certeza criar inúmeras dificuldades.

Os minutos iniciais do jogo foram bastante equilibrados com as duas equipas a estudarem o adversário, adoptando cada uma a sua estratégia. A equipa da casa cedo procurou controlar o jogo mantendo a posse de bola e jogando perto da defesa adversária que, por seu lado, optou por defender no seu meio campo esperando que as Lombitas tivessem a iniciativa do jogo. À medida que o tempo foi passando as iniciativas de ataque foram-se repartindo, com a bola a chegar às duas balizas, ora através de remates de longe ora através de jogadas de entendimento colectivo e ataques rápidos, com as duas equipas a aproveitarem as perdas de bola em momentos de transição.

Foi sensivelmente à passagem do 14º minuto que o marcador foi inaugurado, por intermédio de Carolina, após uma jogada de ataque planeado e um passe que rasgou a defensiva do povoense e colocou a atleta da Quinta dos Lombos em posição privilegiada em frente à guarda-redes. Carolina ultrapassou a sua adversária, rematou para o fundo da baliza e colocou as Lombitas em vantagem no marcador. Até ao intervalo, a equipa do povoense tentou reagir para anular a desvantagem, chegando algumas vezes à baliza da equipa da casa com perigo mas as Lombitas conseguiram responder bem às situações de perigo criadas, evitando desta forma o golo da igualdade. Do outro lado, situações de transição defesa-ataque poderiam ter sido concluídas de melhor forma e proporcionado à equipa dos lombos uma vantagem mais confortável ao intervalo.

Na 2ª parte, a equipa do povoense veio disposta a recuperar da desvantagem sofrida, pressionou um pouco mais as jogadoras da casa e apostou maioritariamente em jogadas de ataque directo, com a guarda-redes a lançar a bola para o meio campo ofensivo na tentativa de aproveitarem situações de vantagem numérica. A guarda-redes da casa foi chamada a intervir algumas vezes e o jogo tornou-se mais vivo, com oportunidades de finalização criadas numa e noutra baliza. A igualdade no marcador chegou através de um lance de bola parada com o remate a surpreender a guarda-redes das Lombitas.

De novo com igualdade restabelecida, a equipa de Carcavelos procurou incessantemente o golo, tomou de novo as rédeas do jogo e assumiu uma atitude ainda mais pressionante na ânsia de ganhar a vantagem que lhe permitiria comandar de novo o marcador. As disputas pela posse de bola tornaram-se mais intensas e a acumulação de faltas foi-se verificando de parte a parte, tendo as duas equipas chegado às 5 faltas já na parte final da partida. As situações de ataque repetiam-se mas não se traduziam em golo pelo que, a faltarem 5 minutos para o final da partida, a equipa da Quinta dos Lombos optou mesmo por apostar tudo e jogar com a sua guarda redes, avançada no terreno de jogo, na tentativa de provocar desequilíbrios defensivos na equipa do povoense. Foi através de uma iniciativa individual que as Lombitas conseguiram arrancar a 6ª falta que dava origem ao respectivo livre de 10 metros. Faltavam poucos segundos para terminar o jogo e a equipa da casa apostava tudo nesta oportunidade. Kifas foi chamada a marcar e, de forma irrepreensível, marcou o tão desejado golo da vitória. Nos poucos segundos que restavam, a equipa do povoense caiu em cima da defesa da Quinta dos Lombos procurando concretizar uma última oportunidade para finalizar. Instantes depois, soava o apito final da partida e as Lombitas puderam respirar de alívio e festejar mais uma importante vitória.

Dinâmica do Resultado:
1ª Parte: 1-0
2ª Parte: 1-1, 2-1

Cinco inicial da Quinta dos Lombos: Marta (GR), Sara, Kifas (1), Mª João e Tixa
Jogaram ainda pela equipa dos Lombos: Carolina (1), Joana Garcia, Carina, Nandes, Rita Pinto, Andreia, e Ana (GR)

Na próxima 3ª Feira dia 22 de Dezembro, as Lombitas deslocam-se à Serra das Minas para concluírem o jogo com o Vila Saloia, interrompido à 3ª Jornada por falta de electricidade.

Sem comentários: