quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

5J 2 DIV AFL - EREIRA E BENFICA vs CRCQL B - 3-2 - CRÓNICA

Crónica da 5ª Jornada do Campeonato 2ª Divisão de Futsal Feminino da AFL


Ereira e Benfica vs. CRC Quinta dos Lombos


Local: Ringue Coberto Sporting CL Serra–Maxial/Torres Vedras, 12 de Dezembro, 19horas

A 5ª Jornada ditou o confronto das Lombitas com uma das equipas mais fortes do campeonato da II divisão, a equipa do Ereira e Benfica. A visita a Torres Vedras não se adivinhava nada fácil pois a equipa da casa havia coleccionado um conjunto de resultados favoráveis, tendo apenas perdido por uma vez.

O jogo iniciou-se com a equipa da casa a defender no seu meio campo, esperando peças acções da equipa dos Lombos. As Lombitas por sua vez optaram por pautar o seu jogo por uma constante troca de bola à procura de encontrar espaços no meio da defesa adversária pois sabiam que perante este adversário difícil, alcançar a vantagem cedo poderia “obrigar” a formação da casa a mudar de estratégia e a abrir espaços na tentativa de ela também chegar ao golo. Perante uma defesa bastante concentrada, a equipa de Quinta dos Lombos conseguiu encontrar o caminho para o golo ainda antes da passagem do 1º minuto, por intermédio de Sara que concluiu ao 2º poste uma bonita jogada de ataque planeado, onde as jogadoras de Carcavelos souberam aproveitar bem o espaço encontrado nas costas da defesa do Ereira e Benfica.

Após o golo, a equipa da casa reagiu bem e procurou anular a desvantagem através de jogadas de ataque rápido e directo. As Lombitas viram a bola chegar mais vezes à sua baliza muito por culpa própria. A ansiedade de alcançar mais um golo e de ampliar a vantagem veio prejudicar a concentração defensiva e a forma como a equipa geriu o jogo. A partida tornou-se mais rápida, com acções de ataque rápido e contra-ataque de ambas as equipas e com as falhas defensivas a acumularem-se de parte a parte. A bola chegava mais vezes às balizas e as guarda-redes começaram a ter uma acção mais preponderante. Passava o 19º minuto quando, no seguimento de um pontapé de canto e de um remate à baliza, Kifas, viu a bola embater no seu pé e a desviar para o interior das redes da sua baliza. Estava feita a igualdade. As Lombitas balançaram mas ainda assim mostraram uma grande atitude e procuravam incessantemente o golo que traria justiça ao marcador. Algumas acções individuais e boas jogadas de entendimento levaram por várias vezes a bola com perigo à baliza adversária, onde a guarda-redes esteve em boa evidência evitando por diversas vezes o golo. Chegava o intervalo com o marcador a registar a igualdade a um golo.

A 2ª parte iniciou-se algo atabalhoada com as duas equipas na ânsia de marcar o golo. A história de um golo marcado logo no 1º minuto repetiu-se, mas desta vez, foi a equipa do Ereira e Benfica a marcar. Uma falha da nossa guarda-redes originou o 2º golo, um mau passe fez com que a bola fosse parar aos pés de uma jogadora adversária que teve a tarefa facilitada e precisou só de encostar para enviar a bola para o fundo das redes.

Ao ver-se em desvantagem perante uma equipa bastante bem organizada defensivamente, a Quinta dos Lombos precisava ainda mais de calma para ultrapassar as dificuldades e a barreira da equipa do Ereira e Benfica. O querer e a vontade de mudar o rumo dos acontecimentos tornaram o jogo electrizante. Por um lado as Lombitas, desesperadas por anular a desvantagem, por outro, o Ereira e Benfica a apostar em jogadas de contra-ataque, na tentativa de aproveitar os momentos de reorganização defensiva da equipa dos lombos após as diversas oportunidades criadas.

À medida que o tempo ia passando, começa a notar-se cada vez mais a ansiedade por parte das Lombitas em busca do golo, que tardava a chegar. Contra a vaga de ataques da equipa visitante, o Ereira e Benfica acaba mesmo por castigar a formação de Carcavelos com o 3º golo. Mais uma vez, o discernimento não acompanhou a defesa da equipa da Quinta dos Lombos e, após uma tentativa de alívio mal sucedida, a jogadora da casa ficou em posição privilegiada para marcar. Estava feito o 3-1.

A partir deste momento, a equipa da casa foi constantemente bombardeada com acções ofensivas por parte da Quinta dos Lombos, ora através de remates de longe, ora de situações de contra-ataque e ataque rápido. Quase todas as oportunidades criadas foram situações perigosas para a baliza da guarda-redes da casa que viu-se permanentemente posta à prova. A equipa do Ereira e Benfica desistia de atacar e tentava fechar todos os caminhos para a sua baliza. Nos últimos minutos, a persistência da equipa da Quinta dos Lombos foi premiada com um golo, após um remate de Mª João desviado dentro da área por parte de uma jogadora da equipa adversária. Infelizmente, o golo que fez reduzir a desvantagem chegou tarde demais e as Lombitas não tiveram mais tempo para procurar o golo que evitaria a derrota e a perda dos primeiros pontos neste campeonato.

As Lombitas saíram desanimadas com a derrota mas cientes de que tudo fizeram para levar de vencida esta difícil equipa do Ereira e Benfica.

Dinâmica do Resultado: 1ª Parte: 0-1, 1-1

2ª Parte: 2-1, 3-1, 3-2

Cinco inicial da Quinta dos Lombos: Lídia (GR), Sara (1), Andreia, Mª João e Carolina

Jogaram ainda pela equipa dos Lombos: Mariana, Kifas, Nandes, Rita Pinto.

Atletas não utilizadas: Joana Garcia e Ana (GR)

Na próxima jornada, a equipa da Quinta dos Lombos recebe no Pavilhão Desportivo dos Lombos a formação do Povoense, Domingo dia 20, pelas 15horas

Sem comentários: