segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

4º TORNEIO MUNDIAL - PORTUGAL VS ESPANHA - 3-5


FUTSAL - SELEÇÃO A - ESPANHA MAIS FORTE
A formação de 'nuestros hermanos' levou a melhor no duelo ibérico do IV Torneio Mundial de Futsal Feminino ao vencer a Equipa das Quinas por 5-3.
A Seleção Nacional partiu para o último embate do grupo A na dianteira da classificação e com o apuramento para as meias-finais garantido. Porém, pela frente, encontrou uma formação determinada a assegurar a liderança do grupo e que começou melhor o jogo logo com uma bola à barra, na sequência da marcação de uma pontapé de canto.

As ameaças espanholas tornaram-se realidade ao minuto dois, após uma recuperação de bola, que culminou com o golo de Ana Sevilla que levou ao rubro os milhares de adeptos que lotaram o Pavilhão de Alcázar de San Juan. A Equipa das Quinas dava sinais de não querer atirar a toalha ao chão e, no lance seguinte, Melissa obrigou a guarda-redes adversária a uma defesa em esforço.

A meio do primeiro tempo, oportunidade para Ana Catarina brilhar com duas intervenções de destaque, evitando o avolumar do resultado.

Ao minuto 11 e mais uma vez na sequência de um canto, Amparo Jimenez concluiu da melhor forma o lance, livre de marcação na área lusa. Até ao apito do descanso, as jogadoras espanholas apresentaram um tipo de jogo bastante rápido e aproveitavam as transições para colocar à prova a destreza da guardiã lusa.

No arranque da segunda parte, surgiu o bis de Ana Sevilla num remate cruzado, mas na resposta, Sofia Vieira, lançada em velocidade por Andreia Marques, reduziu para 3-1 num frente-a-frente com Belén de Uña. Com marcações mais cerradas, Portugal começava a mostrar a garra que caraterizou os primeiros dois jogos deste torneio, mas seria a Espanha a chegar novamente ao golo, quando o cronómetro mostrava trinta minutos - Ana Catarina defendeu o remate potente de Patricia Chamorro, mas Natalia Flores faturou na recarga.

Já nos cinco minutos finais, a Seleção Nacional apostou num 5x4 e, numa perda de bola a meio-campo, Inês Fernandes nada pôde fazer para evitar o 5-1. Já quando tudo parecia decidido, Melissa e Daniela Ferreira provaram que o jogo só acaba quando o apito soa e assinaram o segundo e terceiro tentos lusos.

Ao final do dia da próxima quarta-feira, Portugal ficará a conhecer o adversário das meias-finais, cujos jogos estão agendados para quarta-feira, dia 18 de dezembro.

Jorge Braz em discurso direto:
"Entrámos desorganizados, não fomos competentes, demos vantagem e lidámos sempre muito mal com isso, com muita intranquilidade. Não nos conseguimos focar no essencial e jogámos mais com o coração do que com a cabeça e quando assim é torna-se complicado. Esta equipa tem muita organização, sabe o que faz, mas hoje demonstrou-o em poucos momentos. Tínhamos várias situações ensaiadas e que podiam ter dado frutos, mas não conseguimos pô-las em prática. Não conseguimos aglutinar, hoje, ideias coletivas de forma tranquila, mas essa responsabilidade é minha, por não conseguirmos estar tão tranquilas como estivemos noutras alturas.

O objetivo principal já estava assegurado, que era marcar presença nas meias-finais, mas queríamos refiná-lo, fazendo-o em primeiro. Não conseguimos, mas isso não é problema nenhum. Estamos na meia-final e agora temos de a preparar, venha quem vier. Esta equipa tem qualidade, já o demonstrou em diversos momentos, por isso tem de o demonstrar mais uma vez. Temos de ser capazes de levantar a cabeça, é para isso que estas jogadoras aqui estão."

Ficha de Jogo
IV Torneio Mundial de Futsal Feminino
3.ª Jornada do Grupo A
Polideportivo Municipal Antonio Díaz Miguel, Alcázar San Juan

Árbitros: Irina Velikanova (RUS), Hector Mesen (CRC) e Hora Hennady (UCR).
Cronometrista: Salazar López (ESP).

Espanha 5-3 Portugal (2-0 ao intervalo)

Espanha: Belén de Uña, Lucia Nespereira, Amparo Jimenez, Cecilia Puga e Ana Sevilla.
Jogaram ainda: Isabel Garcia, Leticia Sanchez, Patricia Chamorro, Patricia Gonzalez, Sara Ituriaga e Natalia Flores.
Suplentes não utilizadas: Vanesa Barberá - cap., Jennifer Perez e Lidia Mesias.
Treinador: Jose Venancio Lopez.
Golos: Ana Sevilla (2' e 21'), Amparo Jimenez (11'), Natalia Flores (30') e Cecilia Puga (36').
Disciplina: Cartão amarelo exibido a Amparo Jimenez (25').

Portugal: Ana Catarina, Inês Fernandes, Ana Azevedo, Daniela Ferreira e Melissa.
Jogaram ainda: Rita Martins - cap., Sofia Vieira, Carla Vanessa, Andreia Marques, Sofia Ferreira e Liliana Salema.
Suplentes não utilizadas: Daniela Ribeiro, Natalina Silva e Cátia Morgado.
Treinador: Jorge Braz.
Golos: Sofia Vieira (21'), Melissa (29') e Daniela Ferreira (39').
Disciplina: Cartão amarelo exibido a Ana Azevedo (2
8').

Fonte: FPF






Sem comentários: