domingo, 3 de julho de 2011

A JOVEM JOGADORA DOS LOMBOS - SOFIA VARELA - INSPIRA O PAI A ESCREVER SOBRE A SUA PAIXÃO




Pippa Palito e Rafa Trivela, uma dupla brutal, é uma nova colecção que está à venda (7+ / 8,49€), e logo a bisar com a publicação dos títulos:
N.º 1: Pippa Palito e Rafa Trivela: Os Craques da Academia
N.º 2: Pippa Palito e Rafa Trivela: O Mistério das Botas Desaparecidas








Os autores são conhecidos do meio futebolístico: António Varela, (texto/editor-chefe do jornal Record), Carlos Laranjeira (ilustração/premiado cartoonista) e Paulo Gameiro (design).

Qualquer semelhança das histórias e ilustrações com a realidade não é pura coincidência. Muitos dos diálogos passaram-se mesmo à mesa de jantar e no banco detrás de António Varela (Pippa é, na realidade, Sofia, filha do autor), as próprias ilustrações, personagens principais e secundárias são inspiradas nos autores e respectivas famílias e amigos. Este é apenas um dos pormenores que dá o toque de originalidade a esta colecção.

O enredo é, também ele, actual. As histórias dos livros, já escritos segundo o novo acordo ortográfico, andam à volta dos relvados onde pequenos futebolistas se divertem com a bola, alguns pais sonham ter filhos protagonistas de transferências milionárias. Pippa Palito e Rafa Trivela são duas personagens que aparecem nestes tempos de ilusão, mas sem confundirem a bola com os livros. Há tempo para tudo: jogar, estudar, e eles sabem que só a trabalhar em equipa vencerão.

Outro dos toques originais da colecção é o facto dos livros estarem divididos, não por capítulos, mas por partes, como se de um jogo de futebol se tratasse. Temos então o aquecimento, a primeira parte, a segunda parte e a reportagem final, onde os "jogadores" comentam as peripécias do jogo. Mas não é só. Entre a primeira e a segunda partes existe o intervalo, que às vezes aproveitamos para acabar de ler o jornal do dia. É possível ler a Gazeta ABC, com as notícias da Academia, da escola, e passatempos para que as crianças estejam entretidas, como palavras cruzadas ou sudoku. Atenção ainda ao pormenor da numeração das páginas, que vão passando como se fossem minutos do jogo, e também às substituições, palavras difíceis trocadas por outras mais fáceis.

Pippa Palito e Rafa Trivela é, sem dúvida, uma colecção bem divertida, super colorida e original para os que vão iniciar-se na leitura autónoma, para os que adoram futebol - milhares e milhares de rapazes e raparigas - e para os que ainda não sabem ler, mas que já dão uns toques na bola. Afinal, o tempo que os pais dispõem para ler em conjunto com os filhos mais pequenos é precioso para um desenvolvimento saudável.



Foi sobre os livros, a importância do desporto, da escola e do espírito de equipa que se falou no lançamento oficial da colecção, dia 1 de Julho, no Centro Colombo, às 18h30.

Os autores, os jovens Sofia Varela e Gil Santos, que foram fonte de inspiração, e a seleccionadora nacional de Futebol de 11 Feminino, Mónica Jorge, estiveram presentes na apresentação da colecção.

Uma colecção que se saúda e que vem reforçar o prazer da prática do Jogo pelas Raparigas e da importância do apoio pela família e a Sociedade em Geral.

Compre, ofereça, divulgue!!! As boas práticas são para valorizar!

Clique aqui para aceder ao site da Editora Booksmile




Sofia Varela a jovem Lombita fonte de inspiração do Pai :)

Sem comentários: