segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

1º TORNEIO MUNDIAL - FINAL - PORTUGAL vs BRASIL - 1-5


VICE-CAMPEÃS! SELECÇÃO NACIONAL DE PARABÉNS!!!



Fonte: FPF

A Selecção Nacional de Futsal Feminina terminou, este sábado, a participação no Torneio Mundial, disputando a final, diante da poderosa formação do Brasil. Depois de na véspera ter derrotado a anfitriã, Espanha, por 4-3, desta feita, as pupilas de Jorge Braz não conseguiram levar a melhor sobre as “canarinhas”, perdendo por 1-5. Ainda assim, a Equipa das Quinas foi vice-campeã, no regresso à actividade da nossa Selecção, após seis anos de ausência.

Já se sabia que o encontro com as brasileiras tinha um elevado grau de dificuldade, tanto mais que nas meias-finais o Brasil havia vencido com tranquilidade a Rússia, por 4-0, evitando um grande desgaste físico, tanto mais que a etapa complementar da formação às ordens de Vander Lacovino foi de gestão do resultado e do esforço. Já Portugal, teve de lutar até aos últimos segundos da partida com a Espanha, para alcançar um lugar no jogo decisivo.

A final começou numa toada de contenção, de parte a parte, com as duas selecções a arriscarem muito pouco. Foi, por isso, com surpresa que o Brasil se colocou na dianteira do marcador, por intermédio de Jú, aos cinco minutos. Portugal não acusou a desvantagem e procurou partir em busca do empate, criando alguns sobressaltos na defensiva contrária. Acabou, no entanto, por ser Cilene, aos 18 minutos, a aumentar para 2-0, num potente remate desferido a mais de dez metros da baliza lusa.

Na etapa complementar, a nossa Selecção arriscou tudo, mas Lú marcou de novo (23’) e praticamente sentenciou a decisão da final ainda nos dealbar do segundo tempo. Portugal nunca desistiu e Catarina Silva reduziu, aos 34 minutos. Com o último “fôlego”, as pupilas de Jorge Braz arriscaram tudo, dando azo aos contra-golpes adversários. Em dois desses lances, Vanessa (39’) e Jéssica (40’) fixaram o resultado final.

Orgulho enorme
Apesar de descontente com o desfecho do encontro, o Seleccionador Nacional, Jorge Braz, mostrou-se feliz pelo percurso trilhado pela Equipa das Quinas. “Foi um orgulho fantástico ter trabalhado com estas jogadoras. Fez-me relembrar a fase inicial da minha carreira de treinador no Futsal, na Universidade do Minho. A qualidade que demonstraram, o empenho, vontade e espírito de grupo fazem delas um conjunto de enorme potencial. As 14 que aqui estiveram representaram de forma extraordinária o Futsal Feminino Português”, começou por dizer, em declarações ao fpf.pt.

Quanto ao jogo, Jorge Braz lamentou as ocasiões desperdiçadas que poderiam ter colocado a nossa Selecção na discussão da final. “Tivemos uma série de oportunidades, principalmente na segunda parte, que poderiam ter dado um rumo diferente à partida. Cometemos erros simples, mas mesmo assim tivemos a oportunidade de alcançar um outro resultado. No tudo-por-tudo, o jogo acabou por pender para o Brasil, mas não me arrependo de ter corrido todos os riscos, mesmo que o resultado se tenha avolumado. Queríamos mais e não gostamos de mentalidades tacanhas, por isso arriscámos tudo”, prosseguiu.

“Perante esta prestação, o futuro desta Selecção e do Futsal Feminino Português só pode ser risonho. Atingimos todos os objectivos formativos e atingimos uma qualidade apreciável”, concluiu.

Regresso a Portugal no domingo
A Selecção Nacional de Futsal Feminina regressa ao nosso País este domingo. Em dois grupos, as atletas do Sul chegarão à capital portuguesa por volta das 10h30, enquanto as companheiras da região Norte aterrarão no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, pelas 11h10.


Ficha do Jogo
Final do Torneio Mundial.
Pavilhão José Caballero, em Alcobendas (Espanha).

Árbitros: Francesca Muscardo (Itália) e Francisco Peña Diaz (Espanha).
Brasil 5-1 Portugal (2-0, ao intervalo).

BRASIL: Jozi; Taty, Vanessa, Valéria e Lú.
Jogaram ainda: Ju Delgado, Cilene, Jéssika e Jessiquinha.
Treinador: Vander Iacovino.
Golos: Lú (5’ e 23’), Cilene (18’), Vanessa (39’) e Jéssica (40’).
Disciplina: Nada a assinalar.

PORTUGAL: Ana Pereira, Ana Azevedo, Inês Fernandes, Daniela Ferreira e Rita Martins (cap.).
Jogaram ainda: Maria Martins, Patricia Magalhães, Sofia Vieira, Sofia Ferreira, Sónia Coelho, Catarina Silva e Mara Vieira.
Treinador: Jorge Braz.
Golos: Catarina Silva (34’).
Disciplina: Cartão amarelo exibido a Catarina Silva e Ana Azevedo.


Sem comentários: