quinta-feira, 16 de setembro de 2010

CM CASCAIS ASSINALA SEMANA DA MOBILIDADE

Bicicletas regressam ao Paredão Cascais-Estoril

Sob o lema "Mobilidade mais Inteligente - Uma vida Melhor!", Cascais assinala, mais uma vez, a Semana Europeia da Mobilidade. O ponto alto da semana que decorre de 16 a 22 de Setembro é a inauguração do corredor ciclável no Paredão entre Cascais e o Estoril, dia 22 de Setembro, às 9h00, junto ao acesso da Praia da Poça, Estoril.

Aberto ao público no "Dia Europeu na Cidade Sem o Meu Carro", o corredor ciclável do Paredão vai permitir o regresso da circulação de bicicletas àquele espaço em segurança, mediante o respeito de diversas regras, tanto para utilizadores das bicicletas como para peões.

Antes disso, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade a Câmara promoverá a implementação temporária de Zonas Sem Trânsito Automóvel na Baixa de Cascais (dias 18 e 19), a III Feira do Desporto, mostra de actividades e clubes desportivos na Baía de Cascais (dias 18 e 19), e a Corrida Destak na Marginal que vai trazer atletas de todas as idades à Avenida Marginal entre o Estoril e Cascais (dia 19 de manhã).

Ao longo da Semana Europeia da Mobilidade e numa iniciativa conjunta com a Câmara Municipal de Cascais, a APSI - Associação para a Promoção da Segurança Infantil vai promover a distribuição do folheto de sensibilização “Conselhos para pedalar em segurança”.

Interditada pela Câmara Municipal em 2005 na sequência de acidentes graves que envolveram peões e bicicletas, a circulação de bicicletas no Paredão regressa agora enquadrada por um corredor ciclável pintado no pavimento e um regulamento que delimita o horário e condições em que as bicicletas podem circular, no âmbito de um projecto desenvolvido em estreita articulação com a Associação de Amigos do Paredão.

Com esta abertura do Paredão às bicicletas, Cascais alarga a sua rede ciclável, proporcionando aos utilizadores deste meio de transporte sustentável percorrer a distância entre o Estoril e o Guincho sempre em corredores especiais.
Com a implementação do corredor ciclável, o Paredão passa, a partir do próximo dia 22 de Setembro, a apresentar três zonas distintas:

• Corredor ciclável - Tem uma largura de 2,20m, é bidireccional e situa-se a meio do Paredão garantindo espaço livre até ao muro e um corredor pedonal do lado do mar. Apresenta passadeiras que devem ser utilizadas pelos peões. É o espaço onde deverão circular as bicicletas, peões com patins, trotinetas ou outros meios análogos de acordo com as “Regras de Circulação de Velocípedes no Passeio Marítimo de Cascais (Paredão)",

• Área de circulação pedonal lado mar - Entre o mar e o corredor ciclável, apresenta uma largura mínima de 2,50m. Constitui toda a envolvente do corredor ciclável e compreende as áreas com equipamento. As bicicletas poderão circular neste espaço desde que transportadas pela mão.

• Área de circulação pedonal lado terra - Entre o Corredor ciclável e o muro existe uma largura mínima de 2,00m. Constitui o espaço de transição entre os troços do corredor ciclável e onde o conflito entre a diversidade de utentes é maior devido ao estrangulamento do espaço. As bicicletas poderão circular desde que transportadas pela mão.

Tendo em conta a existência de apoios de praia já instalados, o corredor ciclável apresenta-se dividido em quatro troços: 1 – entre o Escotilha Bar e Bar Baiuca – 270m; 2 – entre o Bar Pica e o Jonas Bar – 480m; 3 – entre os Bares do Tamariz e Restaurante Bolina – 190m; e 4 – entre o Restaurante Bolina e o Snack-Bar Surpresa – 290m. Para melhor informação aos utilizadores do espaço estão disponíveis painéis informativos no início e final de cada troço do corredor ciclável onde constam as regras de utilização, o mapa e a explicação do grafismo utilizado na demarcação do corredor.

DETALHES DAS INICIATIVAS

Dia Sem Carros - “Na cidade, sem o meu carro”

18 e 19 Setembro (Sábado e Domingo)

Das 9h30 às 20h30 vai ser delimitada uma Zona Sem Tráfego Automóvel (ZSTA), que abrange a Av. D. Carlos I (rotunda do Centro Cultural de Cascais) e Av. dos Combatentes até à intersecção com a Av. Valbom (mini-rotunda – Jardim Visconde da Luz), numa extensão de aproximadamente 670 m.

Objectivo: Visa proporcionar aos residentes e trabalhadores na Zona Sem Trânsito Automóvel (ZSTA) meios de transporte alternativos e de promover os transportes públicos. Neste dia a carreira urbana busCas terá uma maior frequência. De modo a incentivar a utilização da bicicleta, o número de biCas disponíveis no perímetro delimitado será também reforçado.

III Feira do Desporto - Animação na Baia de Cascais

From Feira do Desporto Cascais 2009
O Futsal Feminino da Quinta dos Lombos irá estar presente na Feira do Desporto no sábado dia 18 de Setembro das 10h às 13h fazendo uma exibição das 12h às 12h30.
18 e 19 Setembro (Sábado e Domingo)

Organizado pela Câmara Municipal de Cascais para divulgar as actividades e serviços promovidos pelas entidades desportivas do concelho, desde associações e clubes desportivos, academias e ginásios, escolas desportivas e empresas de animação turística e desportiva, este evento possibilita também a sua promoção junto do público que pode visitar cerca de 60 stands na Baía de Cascais, das 10h00 às 20h00 dos dias 18 e 19 de Setembro. A Feira contemplará um vasto programa de animação no qual os visitantes podem também participar e que tem por base a demonstração por parte das entidades participantes de exibições desportivas de diversas modalidades desportivas, Andebol, Badminton, Basquetebol, Corfebol, Desportos de Combate, Futebol, Futsal, Ginástica, Râguebi, Ténis; aulas de grupo de pilates, yoga e fitness. O público pode também experimentar actividades como Canoagem, Circuito de Arborismo, Escalada, Ginástica, Mini-Golfe, Hidroginástica, Lasertag, Mergulho, Mini-Moto 4, Papagaios de tracção, Slide, Surf, Tiro com Arco, Vela, Voleibol de Praia, Volta a Cavalo e Pónei, e Windsurf.

“3ª Corrida DESTAK na Marginal”

Domingo, dia 19 de Setembro

A “3ª Corrida DESTAK na Marginal” decorrerá das 9h00 às 12h00, entre Carcavelos (Rotunda Jorge V) e Cascais (Cidadela). Haverá corte total no sentido Lisboa-Cascais (lado terra) até ao Estoril (Hotel Sana) alterando depois o corte total para o sentido Cascais- Lisboa (lado mar) até Cascais continuando pela Av. Valbom, Av. Combatentes da Grande Guerra, Passeio D. Luís I, Av. D. Carlos e Fortaleza da Cidadela (meta). Paralelamente realiza-se a corrida “Mini DESTAK na Marginal”, com inicio às 9h00 junto à estação do Estoril e seguindo o mesmo percurso da corrida principal.

Fonte: CMC

Sem comentários: