sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

SL BENFICA vs CRCQL - VISTO "POR FORA"


Quando se perspectiva o jogo entre o 1º e o 2º classificados da principal divisão de Lisboa, só por si há motivos mais que interessantes para acompanhar o jogo.
Quando nesse jogo o 1º classificado é o Quintata dos Lombos e uma vitória pode significar o título e o fim da hegemonia do SLB no futsal feminino em Lisboa temos ainda mais motivos para acompanhar o jogo.

De um lado vamos encontrar o Quinta dos Lombos com uma equipa jovem e motivada, que trabalhou durante muitos anos para chegar a este nível e, do outro lado a experiência, a maturidade e a classe a que o SLB sempre nos habitou.
Espero que seja um grande jogo, com a certeza de que vamos conseguir algo raro que não pode ser desperdiçado: em campo vão estar sempre 10 das melhoras jogadoras de futsal em Portugal.
Boa sorte a ambas as equipas, divirtam-se e proporcionem um bom espectáculo.

Rui Gafur - Treinador das Seniores Femininas dos Novos Talentos


Sem dúvida alguma este será um dos jogos mais importantes da presente época. Espera-se um grande espectáculo de futsal feminino com duas das melhores equipas nacionais que de certeza darão tudo por tudo em campo para não decepcionarem os amantes desta modalidade. Será mais uma oportunidade para estas atletas, tal como as restantes praticantes o fazem, para não só demonstrarem todo o seu trabalho mas também o dos clubes.

Trata-se de uma ocasião para novamente realçar o empenhamento e dedicação das pessoas que querem elevar e desenvolver o Futsal Feminino e servirá novamante para demonstrar aos responsáveis do futebol que é necessária uma alteração de mentalidades em relação ao Futsal Feminino, pois este encontra-se em pleno desenvolvimento e precisa de ser mais apoiado com uma estrutura efectiva, com pessoas que querem trabalhar e desenvolver o Futsal Feminino.

Tal como em todos os jogos, aguardo por um jogo cheio de emoções e bem disputado por todos os intervinentes, sem casos nem incindentes. Espero também por um público que esteja ali para ver Futsal e apoiar ambas as equipas e que seja correcto para com as jogadoras e que sinta a emoção e dedicação que estas atletas dão ao Futsal Feminino.

Pedro Morais - Treinador da Zambujeira e Serra Calvo





Pelo o que vi no jogo da 1ª volta os Lombos têm valor para voltar a vencer o “meu” S. L. Benfica.

Penso que o jogo se vai decidir no pormenor, quem conseguir ter níveis de concentração mais elevados vai ganhar o jogo.

Se a equipa dos Lombos tiver calma e tranquilidade, para segurar o poder ofensivo do Benfica vai atingir os seus objectivos.


Paulo Augusto - Director Técnico dos Seniores Masculinos de Futsal do CRCQL




Este jogo vai decidir quem será a equipa campeã desta época, porque seguramente que tanto a Quinta Lombos como SL Benfica não vão perder pontos com mais ninguém! Neste momento penso que a Quinta Lombos está mais forte e de certeza que a motivação é muito maior mas não nos podemos esquecer que o SL Benfica não costuma falhar nos grandes momentos! Vai ser um grande jogo e uma excelente propaganda para o futsal feminino! Vamos todos ao Pavilhão da Luz e levem amigos para encher o pavilhão!


João Gonçalves - Ex-Treinador da Equipa Sénior Feminina dos Leões de Porto Salvo








Excelência do futsal feminino na Luz

É “tão somente” a modalidade, com larga vantagem para as demais – mesmo futebol, com mais atletas federadas do sexo feminino em Portugal! Num país onde a taxa de praticantes desportivos – em ambos os sexos - é das mais baixas da Europa, só este pormaior justifica e deverá justificar a atenção, particularmente das entidades oficiais.

Este domingo vai estar em campo o topo da pirâmide, juntando nos 800 m2 do recinto da Luz a maioria da excelência das jogadoras portuguesas de futsal. Como adepto incondicional do futsal no seu todo e particularmente daqueles que - por arte, engenho, esforço, superação - revelam especial competência, é com um sorriso do tamanho do mundo que vou estar nas bancadas a assistir ao embate entre o Benfica e o CRC Quinta dos Lombos.

A pressão especial afecta à consequência do resultado deste dérbi é a cereja em cima do bolo. Faz juntar no limite da exigência associada - de forma por vezes difícil de acontecer – todos os factores (técnico, táctico, físico, e psicológico) que contribuem para o sucesso. Os milhares de segundos da partida, as centenas de gestos com e sem bola a ter que efectuar de forma perfeita neste contexto, contam como nunca para a avaliação e evolução individuais e colectivas.

São estes momentos competitivos que fazem dar importância a tudo, e que contribuem para que o valor dado aos (muitos) treinos e jogos seguintes seja exponencialmente superior, com a consequente afinação da intensidade e auto-intensidade do tudo o que leva ao êxito. Se o resultado foi negativo os muitos bons respondem e superam, se o resultado for positivo só os muitos bons mantêm a resposta e superação. No processo de desenvolvimento desportivo de atletas e técnicos, há o antes e o depois deste tipo de jogos.

Desejo fortemente que seja um jogão para os vários intervenientes a todos os níveis, que as bancadas estejam cheias e que a BenficaTV tenha milhares de espectadores, em cerca de duas horas para mais tarde recordar.

Pedro Catita - Comentador de Futsal da RTP




Este será certamente um jogo muito disputado, tendo em conta que se vão defrontar o 1º e o 2º classificados do campeonato. Perspectiva-se um belo jogo, de um lado uma equipa que tem feito uma excelente temporada a praticar um Futsal de muito bom nível e, do outro a equipa do Benfica com jogadoras com muita experiência e classe que vão certamente colocar em campo tudo isso.

Por isso desejo, que para bem do Futsal feminino, seja acima de tudo um bom jogo.

Guida Guerreiro - Actual Jogadora do Del Negro e ex-Jogadora do SL Benfica e do CRCQL










Vai ser uma final, disputada por duas das melhores equipas nacionais: o Benfica, campeão nacional em título e o CRC Quinta dos Lombos, uma das equipas que melhor pratica futsal em Portugal.

Infelizmente para o futsal feminino só uma terá a possibilidade de disputar a Taça Nacional. Neste âmbito, não posso deixar de lamentar o papel passivo de clubes, associações e da FPF, que ano após ano descrimina o futsal feminino e desrespeita os seus próprios valores de igualdade e fomento da prática desportiva a todas as modalidades que tem sob a sua alçada. Só podemos lamentar, e esperar que a renovação futura dos dirigentes mude este cenário de pobreza intelectual..
Quanto ao jogo propriamente dito só se espera que seja de grande rigor táctico e esplendor técnico, já que ambas as equipas são muito bem orientadas e estarão certamente preparadas para este momento chave. Caso se verifique a esperada isenção da equipa de arbitragem, sairá vencedora a equipa que for mais forte psicologicamente, que conseguir responder da forma mais dinâmica à pressão do jogo e que por fim melhor aproveite as situações de finalização que forem criadas. O resultado menos expectável será o empate já que as duas equipas irão fazer de tudo para vencer a partida.

O Benfica está em desvantagem pontual e a derrota da primeira-mão por 6-4 obrigará ao reaparecimento da grande equipa que tem brindado o futsal feminino com os momentos mais espectaculares dos últimos anos. O CRC Quinta dos Lombos tem no Domingo a maior oportunidade dos últimos anos, e que certamente fez por merecer, pois a aposta numa formação de qualidade (sem esmorecer), deu frutos.

Boa sorte a ambas as equipas para que possam proporcionar um grande espectáculo a todos os que amam a modalidade e uma lição a todos os que a ignoram..

Daniela Costa - Treinadora da Escola de Gondomar (Actual Campeã da AF Porto)

Sem comentários: