sexta-feira, 11 de setembro de 2015

ENTREVISTA À CAPITÃ DAS SENIORES - SÍLVIA RIBEIRO (NIKI)

Na décima época a envergar a camisola do CRC Quinta dos Lombos é sem duvida importante saber o que Sílvia Ribeiro, capitã de equipa, nos tem para dizer.




Prestes a completar 34 anos, quisemos saber qual a motivação para continuar a jogar futsal ao mais alto nível e capitanear uma equipa tão jovem?

A maior motivação que me leva a continuar a jogar é a mesma que me levou a começar, é o fato de adorar jogar futsal. A partir de uma determinada idade é normal que haja alguma perda de velocidade e de força (fatores importantes para o desempenho nesta modalidade), mas julgo que tenho conseguido compensar esta perca com o aumento da experiência (e com muito empenho para estar na melhor forma possível). E acho que o equilíbrio entre perda e ganho ainda me permite ser útil para ajudar a equipa esta época. Ser capitã desta equipa é um orgulho. Representar este grupo de atletas jovens mas cheias de vontade de aprender, de serem melhores, é um orgulho enorme. Estamos numa fase de reestruturação do grupo, há muitas atletas jovens (novas no grupo e com pouca experiência de futsal) e tem sido muito gratificante trabalhar com elas. Eu tenho aprendido muito (grande parte das jogadoras é dotada de uma técnica impressionante e com 20 anos, correm que se fartam e eu tenho de desenvolver as minhas capacidades o melhor que conseguir porque nas outras equipas encontramos atletas com as mesmas características). Por outro lado, acho que elas também aprendem muito comigo, a experiência e o conhecimento tático que fui adquirindo ao longo dos anos permite compensar muita dessa falta de técnica e de velocidade e tento transmitir o melhor que sei neste campo, dentro do campo, orientando-as. Todas elas conseguirão ganhar maturidade futsalística mais rapidamente se trabalharem com atletas mais velhas e com mais experiência e esta também foi uma das motivações para continuar esta época.



Qual é a tua análise à pré-época realizada?

Ao contrário dos últimos anos, este ano a pré-época teve início muito cedo e como não há atletas profissionais no grupo, não conseguimos iniciar os trabalhos com todas as atletas disponíveis. A maior parte das atletas trabalha ou estuda e, quem trabalha não pode tirar as férias quando quer (tira quando a entidade patronal permite), as que estudam, pela idade, é normal que tenham de acompanhar as famílias durante o período de férias. Num grupo que está junto há muito tempo este fator é importante, claro, mas não é decisivo. Num grupo que está em fase de reestruturação, teria sido fundamental podermos contar com todas as atletas desde o primeiro treino. Não servindo de desculpa, porque certamente todas as equipas passam por estas condicionantes, foi muito decisivo no nosso rendimento nas primeiras competições oficiais. De qualquer forma, porque nós não andamos obcecadas com resultados, trabalhamos para sermos cada dia melhores, considero que a pré-época foi muito boa. A equipa tem vindo a evoluir de uma forma positiva, temos ainda muitas coisas para melhorar, que teremos de trabalhar durante toda a época, mas o balanço só pode ser muito positivo neste momento.



Tens uma mensagem que queiras passar às tuas colegas de equipa?

As melhores equipas são e serão sempre as que trabalham visando um objetivo comum. Nós temos bem claro quais são os nossos objetivos nesta época. A trabalhar como andamos a trabalhar, iremos alcançá-los. Vamos ganhar, perder e empatar jogos durante a época e vamos aprender com todos estes resultados. Aprender a ser humildes quando ganhamos, e a melhorar quando empatamos ou perdemos. Vamos ganhar muitos jogos na raça e perder alguns pela falta de maturidade e vamos aprender que é preciso ter raça sempre e aprender a ter calma em momentos decisivos. Tudo isto é um processo que leva tempo, que leva muitas horas de treino, muitas vezes vamos conseguir fazer isto, algumas vezes não. O nosso compromisso terá sempre de ser TENTAR, mesmo quando não o conseguirmos fazer, tentamos, damos o nosso melhor e um dia (seja amanhã ou daqui a uns anos) tudo isso é recompensado. A melhor mensagem que tenho para a minha equipa é CRCQ é isso que nos vai tornar mais fortes de hoje para amanhã.

O que é que queres dizer a quem nos tem apoiado desde sempre?


Em primeiro lugar quero aproveitar esta oportunidade para agradecer o apoio que todos nos têm dado ao longo destes últimos anos. Não faz sentido jogar, lutar por vitórias, por pontos, por campeonatos, sem ser para dedicar isso a quem nos acarinha. E nós temos sido muito acarinhadas, não são muitos, mas são excecionais. E é convosco que contamos mais esta época, com o vosso apoio: com o vosso sorriso quando ganharmos, com a vossa tristeza e apoio quando perdermos. Sobretudo contamos com o vosso orgulho em ser LOMBOS, porque nós vamos dar tudo o que conseguirmos para vos deixarmos orgulhosos.

Sílvia Ribeiro (Niki), 11-9-2015

Sem comentários: