sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

NATAL - AUTOR: TOMAZ MORAIS - FONTE: JORNAL A BOLA.



Momento de pausa e reflexão no desporto português: 2010 um ano recheado tanto de bons resultados como de polémicas resultantes de políticas, estruturas e conjunturas pouco apropriadas ao fundamento desportivo.
O desporto é uma das expressões mais saudáveis e positivas do Ser Humano, permite que este cresça e se desenvolva competindo com regras, valores e princípios. O adversário, algo de singular e respeitável, é fundamental para que haja evolução e desenvolvimento na prática desportiva quer seja em treino ou jogo. Nele aprendemos que @ àrbitr@ é um ser diferente, predisposto a fazer cumprir as leis da modalidade à qual se entrega, de uma forma ética e justa. @ treinador(a) é um(a) líder, que não tendo condições de prática (na maior parte dos casos), ou por investimento pessoal, educa e prepara @s desportistas para se realizarem e alcançarem os objectivos a que se propuseram, entregando-se à equipa e aos seus atletas. @ dirigente é fundamental para abrir caminho imprescindível à prática desportiva nas condições ideiais, priveligiando a segurança e a igualdade de oportunidades. @ praticante é @ protagonista, para el@ se orientam todos os esforços e intenções para que o desporto se torne parte integrante do seu desenvolvimento na sociedade.


A nossa reflexão passa pela necessidade de se criarem condições a todas as modalidades desportivas sem excepção, definindo regras, regulamentos e leis homogéneas. O grau de cumprimento tem de ser justamente avaliado por entidades superiores, não se permitindo que interesses negociais, financeiros ou de simples poder prevaleçam sobre ideiais, valores e ética que se diferenciam no desporto. Mais do que aprender ou imitar outras àreas da sociedade, no bom e no mau, deve o desporto ser uma escola de vida que se distingue pela diferença, integridade e exemplo. Nele não existem raças, distinções sociais, riqueza ou pobreza, mas sim atletas, jogador@s e equipas que lutam por um objectivo comum, atingível com perseverança, lealdade, partilha, superação e solidariedade.


No seu estado puro une os povos, aproxima os vencedores e os derrotados, deixa ensinamentos, memórias e imagens que nos constroem como Pessoas. Mais do que uma competição é um fenómeno sadio, em que tod@s os que participam saem vitoriosos. Compete-nos a tod@s @s que gostamos de desporto continuar a torná-lo importante e acessível, num país onde cada vez há mais campeões!

Sem comentários: