quinta-feira, 5 de agosto de 2010

APMD - PROJECTO "O JOGO DAS RAPARIGAS" ESTEVE COM A SELECÇÃO UNIVERSITÁRIA FEMININA DE FUTSAL

O projecto “O Jogo das Raparigas”, uma iniciativa da APMD (Associação Portuguesa Mulheres e Desporto), voltou à estrada, desta feita esteve em Aveiro, para mais uma acção de dinamização e sensibilização das raparigas. Realizada ao final da noite de quarta-feira, num salão do Pavilhão Desportivo da Universidade de Aveiro, a iniciativa teve por objectivo ouvir e sensibilizar as jogadoras da Selecção Nacional Universitária de Futsal para os objectivos do projecto, que passam pelo combate à invisibilidade, às barreiras culturais e estereótipos, pela consciencialização das raparigas relativamente aos seus direitos, ou ainda por agir no sentido de sensibilizar os públicos estratégicos (desde dirigentes desportivos a dirigentes políticos, passando pelos media).

Vivendo por estes dias uma realidade bem diferente daquela que encontram nos clubes onde militam - pois encontram-se em estágio a preparar a sua presença no próximo Campeonato do Mundo Universitário, que se disputa entre 22 e 29 de Agosto em Novi Sad, Sérvia - , as jogadoras treinadas por André Teixeira e Fernanda Piçarra souberam aproveitar esta iniciativa para abordar uma série de problemas do seu dia-a-dia como desportistas, revelando uma participação no debate intensa e plena de conteúdo.

Para isso muito contribuiu a forma como a acção foi conduzida.

Alda Pena, gestora do projecto para as zonas Norte e Centro e membro da Direcção da APMD, Paula Pinho, coordenadora do projecto para a Zona Centro, e Sandra Coutinho, dinamizadora do distrito de Aveiro, aproveitaram a presença de uma das mais antigas jogadoras de futsal, Regina Martins (dinamizadora do projecto para Trás-os-Montes), para incentivar a participação das jogadoras. De forma sucinta mas esclarecedora, Regina relatou as dificuldades por que passou há 20 anos quando quis jogar futsal de forma assídua, tendo ela própria avançado com a criação de um clube e, anos depois, vendo-se obrigada a rumar até Espanha para não ter de pagar para jogar.

Refira-se que a acção de sensibilização foi precedida por uma cerimónia de boas-vindas por parte da academia aveirense (Pedro Oliveira), da direcção da FADU (André Couto) e da associação académica da UA (Tiago Alves). Para esta pequena cerimónia foram convidados os jogadores da Selecção Nacional Universitária Masculina de Futsal, e respectivos técnicos, igualmente em estágio para o Mundial Universitário que, pela primeira vez, se realiza em conjunto com o feminino, em Novi Sad, Sérvia.

Jogo-treino

Como “aperitivo” para a acção de dinamização, o Pavilhão da Universidade de Aveiro foi palco de um jogo-treino entre a Selecção Nacional Universitária Feminina de Futsal e uma equipa do projecto “O Jogo das Raparigas”, esta maioritariamente composta por jogadoras de futebol de onze (Alfredina Silva, Matilde, Ana Clara, Raquel, Mary Almeida, Mary Bento, Soraia, Sara Granja, Sara Santos, Sandra Coutinho e Teresa) e apenas duas jogadoras de futsal (Regina Martins e Sofia Ferreira).

André Teixeira e Fernanda Piçarra aproveitaram a oportunidade para rodar todas as 16 atletas universitárias em estágio: Alexandrina Góis, Sofia Ferreira, Aurora Carvalho, Carolina Silva, Catarina Pinheiro, Catia Morgado, Cristina Gonçalves, Daniela Ferreira, Daniela Ribeiro, Inês Fernandes, Joana Cunha, Margarida Marques, Maria Martins, Nádia Almeida, Samanta Martins e Sónia Coelho. Num encontro arbitrado por Hilário Oliveira e Maria Abrantes, e apesar de o resultado ter sido o menos importante, a selecção universitária venceu por 9-0 a equipa de “O Jogo das Raparigas”. Acima de tudo, realce para o excelente ambiente em que se desenrolou toda a acção, o convívio proporcionado e a troca de experiências.

Céu Freitas

Comunicação "O jogo das raparigas"
jornalista@mulheresdesporto.org.pt

Sem comentários: