terça-feira, 2 de março de 2010

CRCQL B vs MAFRA - 1-0 - CRÓNICA

From CRCQL B vs MAFRA

Crónica da 12ª Jornada do Campeonato 2ª Divisão de Futsal Feminino da AFL

Quinta dos Lombos vs. Mafra

Local: Pavilhão desportivo dos Lombos, 28 de Fevereiro, 16h45horas


A recepção à formação do Mafra marcou o início da 2ª volta do campeonato. Disposta a dar continuidade à serie de bons resultados conquistados nas jornadas anteriores e motivadas para uma 2ª volta de campeonato que não se adivinha nada fácil, as Lombitas queriam encarar este jogo com forte determinação.

No entanto, o início do jogo mostrou que este embate não iria ser nada fácil para as duas formações. Uma dinâmica de jogo algo apática por parte das duas equipas com muitas perdas de bola e paragens no jogo marcam o início desta partida. Só aos 4’ ocorreu a primeira situação de perigo junto a uma das balizas, através de um remate de Andreia na sequência de um pontapé de canto, tendo no entanto, a guarda-redes visitante defendido o disparo com alguma facilidade.

À medida que o jogo ia avançando, a posse de bola foi-se tornando mais evidente para a equipa da Quinta dos Lombos, sem no entanto, serem criadas situações de golo evidentes junto à baliza adversária. A equipa do Mafra usava as situações de bola parada e situações de transição defesa-ataque para tentar criar perigo às redes defendidas por Marta. Registaram-se apenas duas situações claras de perigo junto de cada uma das balizas até serem completados os 20 minutos de jogo. À passagem para os últimos 10 minutos da 1ª parte, o jogo tornou-se um pouco mais animado com as duas equipas a demonstrarem já alguma impaciência e a esforçarem-se para conseguirem criar mais ocasiões de golo. As Lombitas chegam a rematar mais vezes às redes visitantes tentando aproveitar o espaço nas costas da defesa contrária e as situações de finalização ao 2º poste. Por esta altura, a equipa do Mafra tinha desistido de construir situações de ataque, caracterizando o seu jogo através de situações de ataque directo para a sua pivot na tentativa de chegar à baliza com perigo. Logo chega o intervalo sem que o marcador tivesse sofrido qualquer alteração.

A 2ª parte trouxe a equipa das Lombitas transfigurada e com uma entrada de rompante, a equipa criou duas situações claras de golo nas duas primeira vezes que chega à baliza adversária. Com uma movimentação de bola mais rápida e segura, as Lombitas voltam a dar uma imagem mais próxima da que estão habituadas a fazer nos seus jogos. Com uma constante troca de bola e combinações entre as suas jogadoras, conseguem romper espaços na defesa concentrada do Mafra e proporcionar algumas situações de perigo para a guarda-redes visitante. A pressão das Lombitas era uma constante pelo que consegue encostar a equipa do Mafra à sua área. Concentrada nos últimos 10 metros e protegendo a sua baliza como podia, o Mafra limitava-se a “despachar” a bola das proximidades da sua área. As inúmeras oportunidades de golo e os inúmeros remates à baliza faziam adivinhar o golo que, no entanto, teimava em não aparecer, deixando a equipa da casa e seus adeptos cada vez mais ansiosos. O jogo só tinha um único sentido, o da baliza visitante. A pressão era cada vez mais evidente por parte das Lombitas que acreditavam que os seus esforços iriam ser premiados e que a qualquer instante conseguiriam atingir o tão desejado objectivo. Foi preciso esperar até ao minuto 26’ para toda a equipa respirar de alívio. Uma enorme festa apoderou-se da equipa e do seu público quando, numa rápida jogada de transição, Tixa recebe a bola sobre o lado direito e isolada perante a guarda-redes adversária, coloca a bola por cima desta, introduzindo-a no fundo das suas redes. Estava feito o golo tão esperado e merecido por parte da Quinta dos Lombos, trazendo toda a justiça ao marcador que registou apenas uma alteração durante toda a partida. Poucos minutos depois, o juiz da partida dá por encerrado o tempo de jogo, assegurando assim mais uma vitória por parte das Lombitas, vitória esta caracterizada por uma enorme força de vontade, crer e perseverança.

Dinâmica do Resultado: 1ª Parte: 0-0
2ª Parte: 1-0

Jogaram pela Equipa dos Lombos: Marta (GR), Sara, Andreia, Mª João, Mariana, Rita Pinto, Kifas, Tixa (1), Marisa, Carolina.
Jogadoras não utilizadas: Carina e Ana (Gr).


Na próxima jornada, as Lombitas visitam no Sábado a formação dos Torpedos, pelas 16 horas.

Sem comentários: