segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

PORTUGAL - VICE-CAMPEÃO EUROPEU!!! PARABÉNS!!!



FUTSAL - NOVO CICLO

A Selecção Nacional de Futsal conquistou no Campeonato da Europa da Hungria,a medalha de prata, atingindo assim o melhor resultado de sempre da história do futsal português. Cedeu a armada lusa perante a melhor selecção da Europa e seguramente o melhor conjunto do mundo, rivalizada apenas pela super potência, a selecção Brasileira.

Lograr um resultado melhor perante os nossos vizinhos espanhóis, seria a concretização de uma expectativa extraordinária, tamanha a diferença estrutural, organizativa e competitiva que separa os dois países na prática da variante. No jogo nada é impossível, mas com racionalismo, não era previsível alcançar melhor, não obstante os últimos dois minutos e os pés de Joel Queirós, terem alimentado, momentaneamente, o sonho. Para além do opositor contar com uma larga experiencia internacional e com um trabalho lançado antes da década de noventa por Javier Lozano, actual Presidente da Liga Profissional de Futsal, os espanhóis beneficiaram de uma imponente vitória sobre Portugal, na fase de grupos, factor que inibiu, e muito, o nosso conjunto na fase primária do jogo, limitando exponencialmente as acções ofensivas, que fizeram do veterano guarda-redes espanhol pouco mais do que um mero espectador, durante o primeiro tempo.

Os ciclos de desenvolvimento não podem estar dependentes de resultados, mas a conquista do segundo lugar no Europeu da Hungria deverá constituir a charneira para uma variante que atravessa uma inesperada letargia. A euforia gerada não poderá ser desperdiçada para o relançamento da variante, que encontra agora
um espaço ideal para o desenvolvimento de uma base sólida, sustentada, projectada para que na próxima década possamos subir mais um patamar e discutir o europeu e o mundial. A este propósito, a ideia aventada algures em Fevereiro de 2008 por parte da FPF tendo em vista a realização de um campeonato do mundo,ganha contornos mais efectivos, tanto mais que a própria FPF já manifestou o propósito e disposição de acompanhar a evolução do futsal. Os grandes eventos, e a sua organização, são um factor de promoção, mas essencialmente um extraordinário congregar de sinergias, que elevam os índices competitivos e as exigências que lhe são inerentes. A realização do europeu de 2007 em Gondomar, mostrou-se importante e significativo para o resultado agora alcançado na Hungria. Mas, e sendo certo que a organização de um Mundial em Portugal, brevemente, será determinante, não é menos verdade que tudo o resto, terá que acompanhar a dimensão daquele. Ou seja, a reorganização dos clubes, o incremento da formação, especialização de diversos agentes desportivos, e em particular a coordenação de iniciação desportiva com o projecto “Rumo ao Futuro”, são aspectos cujo caminho simultâneo se impõe. Os lamentos, certos, do seleccionador nacional, relativamente a falhas que não podem ser corrigidas ao nível do trabalho de selecções, dá o mote para esta vertente. É importante não ignorar que, os nossos vizinhos já calcorrearam estes itinerários, e a existência de uma liga profissional cria assimetrias dificilmente superadas. Parecendo manifesto que não está perto o tempo da profissionalização,ao nível do quadro competitivo, é irrefutável a possibilidade de antecipar essa distância, seja através da exploração de meios existentes, seja através do lançamento de estratégias que visem criar estruturas para essa profissionalização.

No fundo, da Hungria resta um vento de possibilidade de crescimento, de uma variante cuja importância cresce a olhos vistos no seio da UEFA e da FIFA, sabendo-se quão importante e significativo é o interesse de tais instituições. Será tempo dos lamentos se traduzirem em nova capacidade de representação, para em
sede e modo próprio ser possível definir objectivos e meios para a variante. Mais do que a prata, da Hungria avulta a necessária “ordem” de coisas, para um Futsal que não pode abdicar de um novo ciclo.

Jerry Silva (Vice-Presidente da AF do Porto) - Jornal O Primeiro de Janeiro - 1 de Fevereiro de 2010

Êxito estrondoso


A final do Campeonato da Europa foi um enorme êxito de audiência televisiva. O Portugal - Espanha foi o programa da RTP mais visto ao longo do dia e o sexto posicionado entre todos os canais. Apenas as telenovelas da TVI e o Jornal da Noite da SIC superaram o share de 29,3 por cento apurado na transmissão do jogo.

Este número constitui um novo recorde de audiências no que à modalidade diz respeito, revelando-se uma boa aposta do canal estatal, que por certo já deverá mostrar alguns sinais de arrependimento por não ter adquirido todos os direitos de transmissão dos jogos de Portugal ao longo do Europeu.

Esta é mais uma prova da força do futsal no nosso país e de um notório crescimento do interesse gerado, embora nem sempre equilibrado, em torno da modalidade.

Pedro Dias: «Reunir família do futsal e preparar o futuro»
DELEGADO DA UEFA QUER APROVEITAR EMBALAGEM DO FEITO NO EURO
 
É grande a emoção do momento, mas não podemos permitir que este feito nos ofusque a lucidez.


A Seleção Nacional alcançou a primeira final de uma competição internacional de futsal, é um facto histórico para o desporto português. A presença na final de um campeonato da Europa apenas fora conseguida pelo hóquei em patins, futebol (2004) e futsal (2010).

No Campeonato Europeu de futsal de 2010 participaram 39 países. Portugal melhorou substancialmente o resultado amargo do Euro em 2007 (4.º lugar) e reforçou o seu estatuto na modalidade, através da qualidade, ambição e resultados das seleções nacionais A e Universitárias (em 2008: campeões mundiais masculinos e vice-campeões mundiais femininos).

Recuar a 1997 é indispensável neste momento. A fusão do futebol de cinco com o futsal permitiu que os diversos agentes da modalidade se unissem no seio de uma só federação, a FPF. Os 6 anos que se seguiram registaram um desenvolvimento exponencial do futsal em vários fatores: praticantes, formação, orgânica, marketing, instalações... É necessário aproveitar este momento para reunir a família do futsal, e, de uma forma descomplexada e responsável, refletir sobre aquilo que se pretende para a modalidade na próxima década.

Esta é uma oportunidade excecional que a Seleção Nacional está a oferecer à família do futsal, para se dar início a um processo de qualificação deste desporto. Este é o momento ideal para se traçar a estratégia, definirem objetivos, metas e compromissos. O resultado da Seleção Nacional de futsal no Euro'2010 é excecional. Infelizmente, o desenvolvimento desportivo do futsal e da maioria dos fatores que lhe estão associados não têm idêntica correspondência. Chegou o momento de reunir a família e preparar o futuro!

Fonte: Jornal Record

Sem comentários: