MUITO IMPORTANTE:
TODAS AS PESSOAS QUE NOS QUISEREM AJUDAR COM A RECOLHA DE ASSINATURAS EM PAPEL IMPRIMAM O FORMULÁRIO E ENVIEM-ME UM EMAIL PARA fpicarra@hotmail.com PARA QUE EU INFORME A MORADA PARA ONDE DEVEM REMETER AS ASSINATURAS . PODEM FAZER A RECOLHA NAS ESCOLAS EMPREGOS, LOCAIS PÚBLICOS... EXISTE MUITA GENTE SEM INTERNET QUE PODE ASSINAR!
"Dentro de poucos meses, a região de Lisboa será palco de uma importante manifestação desportiva que celebra a Lusofonia, um encontro de atletas e países onde a língua comum, a diversidade e multiculturalidade serão exaltadas. Contudo, e contrariamente ao princípio básico enunciado de «Jogos de referência em matéria de Cidadania e Igualdade de Género», o programa desportivo nega o acesso às atletas nos torneios de futebol e futsal. Desta forma, as mulheres são liminarmente impedidas de participar nesta competição..."
É assim que tem início a petição, que tem como objectivo reúnir 4.000 assinaturas até ao dia 31 de Maio e, que releva o facto de as entidades públicas deverem financiar eventos públicos que não discriminem as mulheres.
É nosso dever, não pactuar com esta situação e, divulgá-la, de forma a que tal futuramente não aconteça, todos podem e devem de assinar.
Lista dos primeiros subscritores:
Alfredina Silva [Futebol 11/Porto]
Amélia Pereira [Futebol 11/Madeira]
António Alves Pereira [Dirigente/Porto]
António Boronha [ex-dirigente F.P.F./Faro]
António Pereira [Dirigente/Castelo Branco]
Armando Alves [Futebol 11/Bragança]
Arnaldo Pereira [Futsal/Lisboa]
Bruno Neto [Futsal/Santarém]
Carla Couto [Futebol 11/Lisboa]
Carla Cristina [Futebol 11/Lisboa]
Catarina Cancels [Futsal/Lisboa]
Daniela Costa [Futsal/Porto]
Daniela Ribeiro [Futsal/Porto]
Eduardo Carvalho Lopes [Dirigente/Braga]
Elsa Ventura [Futebol 11/Portalegre]
Fernanda Piçarra [Futsal/Lisboa]
Fernando Chalana [Futebol 11/Lisboa]
Fernando Peres [Futebol 11/Lisboa]
Francisco Paiva [Dirigente/Braga]
Helena Bento [Futebol 11/Lisboa]
Helena Costa [Futebol 11/Lisboa]
Hilário da Conceição [Futebol 11/Lisboa]
Inês Fernandes [Futsal/Leiria]
Jerry Silva [Dirigente A.F. Porto]
João Filipe [Futsal/Coimbra]
João Morgado [Dirigente A.F. Lisboa]
Joaquim Evangelista [Presidente Sindicato Jogadores P.F.]
Jorge Cardoso [Futebol 11/Viseu]
Luís Papança [Futsal/Évora]
Manuel Rodrigues [Futsal/Bragança]
Maria de Jesus Mira [Futebol 11/Beja]
Maria João Neves [Futebol 11/Porto]
Mariana Cabral [Futebol 11/Açores]
Marisa Lima [Futsal/Lisboa]
Núria Paulo [Futebol 11/Setúbal]
Paula Botelho Gomes [Presidente A. P. Mulheres Desporto]
Paula Cristina Santos [Futebol 11/Porto]
Pedro Silva [Futsal/Porto]
Randolfo Santos [Dirigente/Aveiro]
Regina Martins [Futsal/Vila Real]
Rita Couto [Futsal/Porto]
Sandra Leite [Futebol 11/Viana do Castelo]
Sara Almeida [Futsal/ Viana do Castelo]
Sílvia Rebelo [Futebol 11/Guarda]
Sílvia Ribeiro [Futsal/Lisboa]
Sónia Coelho [Futsal/Porto]
Teresa Jordão [Futsal/Leiria]
Vítor Santos [Futsal/Faro]
Clique aqui para subscrever a petição:
http://www.petitiononline.com/igualfut/petition.html
APOIO DA EMBAIXADA AMERICANA: LEIA NO BLOG DO ODIVELAS
DIVULGAÇÃO: PÚBLICO.PT, ELITE FUTSAL, FUTSAL PORTUGAL, FÓRUM CHASA, CANTINHO DO FUTSAL, FUTSAL TOTAL19, BLOG MULHER MENINA TREINADORA OU PROFESSORA, BLOG DO FUTEBOL FEMININO DO 1º DE DEZEMBRO, BLOG DO ANTÓNIO BORONHA, JORNAL SINTRA DESPORTIVO, JORNAL GRANDE ÁREA, BLOG DO FUTEBOL FEMININO DO ODIVELAS, BLOG DO FUTSAL DA ESCOLA DE GONDOMAR, BLOG DA MARISA ROQUE, BLOG DO FUTSAL FEMININO DA CASA DO POVO DE AVEIRAS DE CIMA, CLAUDIA FUTSAL, VENOI FUTEBOL E FUTSAL FEMININO, FÓRUM FUTSAL TEJO, MAISFUTSAL, BLOG DE FUTEBOL FEMININO CPM, COLECTIVIDADE DESPORTIVA, CORREIO DE OEIRAS, BLOG DO FUTSAL FEMININO DOS RESTAURADORES AVINTENSES, APITADELAS FUTSAL, BLOG DO FUTSAL FEMININO DO LUSITÂNIA DE LOUROSA, BLOG DA MÉLISSA ANTUNES, BLOG DO ADC GUALTAR, BANCADA DIRECTA, FEDERAÇÃO PAULISTA DE FUTSAL
NOTICIA DA PETIÇÃO NO JORNAL PÚBLICO DE 6 DE MAIO DE 2009
Petição contra a discriminação de género
06.05.2009, São José Almeida
Associação Mulheres e Desporto queixa-se de os torneios de futsal e futebol não terem vertente feminina
Um grupo de mulheres praticantes de futebol de onze e de futsal está a promover uma petição à Assembleia da República contra a discriminação de género na organização da 2.ª edição dos Jogos da Lusofonia, que se realiza em Portugal entre 11 e 19 de Junho. Alfredina Silva, Daniela Costa, Fernanda Piçarra, Helena Bento, Helena Costa e Isabel Cruz são as promotoras desta petição on-line que pretendem entregar na Assembleia da República no início de Junho.Isabel Cruz, dirigente da Associação Mulheres e Desporto, explicou ao PÚBLICO que há selecção de futebol de onze e de futsal em Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Sri Lanka e Índia, pelo que considera "estranho não entrarem nestes segundos Jogos" as selecções femininas. Tanto mais que em 2006, na 1.ª edição dos Jogos da Lusofonia que decorreu em Macau, "havia modalidades, como o básquete e o vólei, que não tinham equipas de todos os países".A promotora da petição sustenta ainda que esta exclusão cria "um desnível de participação e faz descer a participação feminina neste torneio em 26 por cento". E lembra que desde 1991 que a Carta Olímpica contempla a igualdade de género, pelo que não há novas modalidades olímpicas que não abranjam ambos os sexos.
O presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), Vicente Moura, responsável pela participação portuguesa neste torneio, declarou ao PÚBLICO que considera esta petição "um disparate". E argumentou que "os Jogos têm um perfil e condicionantes específicas". E contra-ataca: "E por que não há natação? Por que não participam as selecções de hóquei em patins, em que Portugal tem grandes tradições, por exemplo? Por que havia de estar o futebol feminino?", questiona, defendendo que "é preciso que haja equipas em todos os países participantes nos Jogos da Lusofonia".Vicente Moura afirma ainda que há limitações financeiras e logísticas à expansão das modalidades: "Os Jogos já custam à volta de três milhões de euros. Se crescerem muito, ninguém vai querer realizá-los e a sua continuação torna-se insustentável", declarou o líder do COP.
As modalidades contempladas nesta 2.ª edição dos Jogos da Lusofonia são futebol de onze, futsal, atletismo, basquetebol, voleibol e voleibol de praia, taekwondo, ténis de mesa, desporto para deficientes e judo, que é uma estreia. Mas apenas o futebol de onze e o futsal não abrangem as equipas femininas.
4 comentários:
Queria só alertar para o facto de estas petições online não terem valor vinculativo, como devem saber, contudo acho que já é um bom começo para podermos mostrar desagrado e inconformismo com toda esta situação lamentável. Porém e para além de tê-la subscrito e feito a sua meritória divulgação, acho honestamente que precisamos fazer (muito) mais... porque a situação é merecedora de mais (re)acção.
Despeço-me com saudações desportivas, mas não sem antes manifestar todo o agrado que me dá ler este blogue. Força.
Olá Marisa,
Quem está a organizar a petição trabalha num orgão consultivo na Assembleia da República e sabe o que está a fazer. A recolha de 4.000 assinaturas permitirá que o assunto vá a plenário antes da organização do evento. Várias acções serão feitas. Esta será o princípio.
Fernanda Piçarra
Ah, OK. Muito bem. Não sabia disso, mas ainda bem que afinal será algo tornado oficial, como já tinha imaginado. Fica-me só, ainda assim, a restar uma pequenina dúvida. Será exactamente esta a petição que será entregue à Assembleia da República? Não é necessário todos os interessados/peticionários fornecerem os seus dados pessoais para a verificação da autenticidade da sua subscrição, designadamente o seu nome, número de bilhete de identidade e endereço de correio electrónico, ou até mesmo a assinatura?
Não quero parecer pretensiosa, ou até chata, quero apenas parecer interessada, porque é essa a grande realidade, para além de acreditar que estas dúvidas, poderão surgir em mais pessoas, e como a Fernanda sabe tão bem ou melhor que eu, é sempre bom ver alguém com as nossas dúvidas e sobretudo vê-las esclarecidas. :)
Os primeiros subscritores darão todos esses dados e responzabilizar-se-ão pela veracidade dos restantes.
Enviar um comentário