sábado, 21 de março de 2009

ENTREVISTA A RITA PINTO - CAPITÃ DAS SENIORES B

  • Nome completo: Maria Rita da Silva Alexandre Pinto
Idade: 19
  • Naturalidade: Lisboa
  • Clubes representados (no Futsal): CRCQL
Posto específico: Universal

  • Habilitações Literárias: a frequentar o 2º ano da licenciatura de Ciências do Desporto

Lembraste do primeiro contacto que tiveste com o Futsal Feminino?
Bem, o primeiro contacto a sério foi mesmo quando entrei para os Lombos. Antes disso jogava maioritariamente com rapazes. Jogava com o meu irmão e também jogava com amigos meus nos intervalos da escola. Por isso primeiro contacto foi quando decidi ir para uma equipa feminina há 4 anos atrás.

Como é que te tornaste jogadora do CRCQL? Que Significado tem para ti ser jogadora do CRCQL.
Eu sempre gostei de praticar desporto, pratiquei muitos tipos de desportos. No entanto, desisti de jogar ténis e não consegui ficar mais de um ano ”sem fazer nada”. Sempre gostei de jogar à bola e, então decidi procurar um clube que tivesse o meu escalão, que na altura era júnior e, que fosse relativamente perto de minha casa. E assim foi, com esta nova tecnologia chamada internet, comecei a procurar clubes que ficassem perto de minha casa. Descobri que os Lombos ficavam relativamente perto de minha casa e então decidi ligar para o número de telefone que lá estava. E assim foi, comecei a ir aos treinos… e aqui estou há 4 anos!
Ser jogadora dos lombos é um orgulho muito grande. Fui muito bem aceite, tanto pelas jogadoras, como pelo clube em si (desde treinadores a dirigentes).

O que é que significa para ti ser Capitã de Equipa?
Tem um significado muito especial. Fiquei, por um lado espantada e, por outro feliz, pelo facto de ter sido eleita capitã de equipa. Fiquei espantada, porque nunca tinha pensado em desempenhar tal função numa equipa, feliz pelo facto de mais de metade da equipa me ter eleito. Significou muito para mim saber que a maior parte da equipa depositou confiança em mim para desempenhar este papel, tão importante numa equipa, que ainda por cima era nova, apesar de a maioria das jogadoras se conhecerem.

Foi difícil passar da Equipa A para a Equipa B? Vantagens e Desvantagens
Acho que o termo “difícil” não foi o que senti quando passei da equipa A para a equipa B. Fiquei bastante contente por ter havido possibilidade de haver formação de uma segunda equipa, onde as jogadoras menos utilizadas na equipa A e, as jogadoras juniores que subiram, pudessem continuar a jogar. Por isso, diria mais que foi uma óptima oportunidade que nós, jogadoras da equipa B,tentámos agarrar. Penso que até à data temos conseguido agarrá-la! Também diria que a palavra desvantagem não existe, tanto a jogar pela equipa A, como pela equipa B. No entanto, vantagens há muitas em jogar tanto numa equipa como noutra.
O ritmo de jogo, os objectivos pretendidos, a exigência são alguns factores que diferem de uma equipa para outra.

No próximo Jogo, contra o Vila Saloia, as actuais segundas Classificadas, podem tornar-se Campeãs Distritais da 3ª Divisão. O que é que significa isso para vós?
Para nós significa muito. Visto que é o primeiro ano em que foi formada esta equipa, e nesse mesmo ano cumprimos o objectivo principal: a subida à 2ª divisão. O facto de subirmos à 2ª divisão é muito bom, ser campeãs é algo para lá do óptimo para nós! Vai ser um jogo complicado, pois o Vila Saloia é o actual segundo classificado que tem vindo a lutar e ganho jogos, apesar no fim de semana passado ter perdido. Espero que seja sobretudo um bom jogo e que o pavilhão esteja com mais publico do que costuma ter normalmente, pois vamos precisar de todo o apoio para ganharmos a esta equipa!

Se pudesses mudar alguma coisa no Futsal o que é que mudarias?
Há tanta coisa para mudar e melhorar no Futsal, especialmente no feminino! Bem, mas aquilo que falta bastante é a formação. Estou a referir-me aos escalões de formação que deviam existir mais em todo o país e, ao mesmo tempo, o incentivo à prática da modalidade. Destacando o facto de não haver selecção Nacional Feminina, só tenho uma palavra para caracterizar esta situação: ridícula. Os métodos de apuramento para os campeonatos Nacionais Femininos também são um pouco (para não dizer muito!) incompreensiveis! Enfim!

Tens alguma jogadora de Futsal que seja referência para ti? E Jogador?
Não. Talvez o Ricardinho…

Como tens conseguido conciliar os estudos com a prática desportiva? Quais são os teus objectivos pessoais Futsalisticos e Profissionais?
Até ao momento tenho conseguido conciliar as duas coisas. Treinando duas vezes por semana, mais um jogo ao fim de semana, tem sido fácil a sua gestão. Ao longo destes anos de prática de futsal evoluí ,tanto como jogadora, como pessoa. Esta época um dos objectivos foi conseguido, a passagem à 2ª divisão, como jogadora posso dizer que estou em constante aprendizagem. Com os meus erros vou aprendendo a ser cada vez melhor.
Objectivos profissionais? Pergunta difícil! Bem, depois de concluir a licenciatura, vou fazer o mestrado relacionado com desporto e saúde. Ainda tenho que pensar em que área específica quero seguir, mas reabilitação cardíaca é uma possibilidade… quem sabe!

GOSTOS PESSOAIS
Um filme: quem quer ser bilionário
Um livro: Código Da Vinci
Uma Música: Nice time - pepper
Um Cantor/Grupo Musical: the hush sound
Um Local: vilamoura
Um Desporto (para além do futsal): talvez o ténis
Clube: para além dos Lombos, SPORTING!
Bebida Preferida: sumo natural de abacaxi
Prato Preferido: sushiii!
Um animal: pinguim
Uma Viagem de sonho: hum… há tanto sítio…. Japão talvez.
Uma Frase: “impossible is nothing” e “Records are made to be broken”.

O QUE REPRESENTA PARA TI: (numa palavra)
O Futsal: paixão
Os Amigos: essenciais
A Mãe: especial
O Pai: especial
A Guerra: tristeza
A Droga: vício
A Sida: submundo
A Morte: inevitável

Sem comentários: