sexta-feira, 12 de julho de 2013
ÉPOCA 2013-2014. INFORMAÇÃO SOBRE ESCALÕES E EXAMES DE SOBRECLASSIFICAÇÃO
EXAME DE SOBRECLASSIFICAÇÃO
Legislação: http://dre.pt/pdf1sdip/2012/11/23100/0680106802.pdf
Consulta de Médicos Especializados em Medicina Desportiva: https://www.ordemdosmedicos.pt/?lop=listamedicos
Em que consiste
A sobreclassificação de um praticante desportivo para além do escalão imediatamente superior ao correspondente à sua idade só é permitida em casos especiais, devidamente analisados através de exame de avaliação médico-desportiva específico, a realizar nos Centros de Medicina Desportiva do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P (IPDJ,I.P.), ou por um médico especialista em medicina desportiva, reconhecido pelo Colégio da Especialidade de Medicina Desportiva da Ordem dos Médicos, mediante o cumprimento do protocolo clínico de sobreclassificação médico-desportiva.
No caso de o exame de avaliação médico-desportiva ser realizado fora dos Centros de Medicina Desportiva do IPDJ,I.P., o médico responsável deve, no prazo máximo de cinco dias úteis, remeter o dossier clínico ao diretor de Departamento de Medicina Desportiva do IPDJ, I.P., para homologação, acompanhado do formulário próprio e da declaração do encarregado de educação comprovativa da autorização para a realização do exame e da respetiva sobreclassificação.
O diretor do Departamento de Medicina Desportiva do IPDJ,I.P., pode, em caso de duvidas fundamentadas, no prazo máximo de 10 dias úteis, solicitar novo exame de avaliação médico-desportiva específico, a realizar nos Centros de Medicina Desportiva do IPDJ,I.P..
A decisão de sobreclassificação de um praticante desportivo para além do escalão imediatamente superior ao correspondente à sua idade é publicitada no sítio na internet do IPDJ,I.P..
Protocolo Clínico de sobreclassificação médico-desportiva
a) Consulta de Medicina Desportiva que inclui o exame médico desportivo com análises de sangue e urina, ECG e Rx tórax.
b) Radiografia frontal do punho e mão esquerda (determinação da idade óssea-Método de Greulich e Pyle).
c) Radiografia da coluna lombo-sagrada (2pp e oblíquas) e bacia/(frente), a decidir em função da modalidade e/ou necessidade clínica.
d) Avaliação da Composição Corporal e Estudo Antropométrico (peso, altura, IMC).Fórmulas de Slaughter para % MG em jovens e Fórmulas de Dumin, Womersley e Siri para % MG em adultos.Fórmula de Martin para MM.Tabelas de Percentis da Direcção-Geral da Saúde.
e) Avaliação da maturação sexual (Escala de Tanner).
Realização de ecocardiograma com estudo morfológico e avaliação da massa ventricular esquerda corrigida para a superfície corporal. Eventual necessidade de avaliação em consulta de cardiologia.
O registo dos resultados da avaliação e classificação é efetuado em formulário próprio.
Fonte: http://www.idesporto.pt/conteudo.aspx?id=116
Sem comentários:
Enviar um comentário