quarta-feira, 10 de março de 2010

TORPEDOS vs CRCQL B - 0-6 - CRÓNICA

From 2010-03-06 Torpedos-CRCQL B

Crónica da 1ª Jornada do Campeonato 2ª Divisão de Futsal Feminino da AFL
Torpedos vs. Quinta dos Lombos
Local: Pavilhão Municipal Bairro da Boavista, 6 de Março 2010, 16horas

Início de jogo claramente superior por parte da equipa da Quinta dos Lombos, criando logo desde cedo, com as suas movimentações ofensivas, evidentes dificuldades à equipa da casa para conseguir sair para o ataque. Os primeiros minutos de jogo caracterizavam-se por longos períodos de posse de bola por parte das Lombitas na tentativa de abrir espaços e criarem as suas oportunidades de perigo. Em termos defensivos, a equipa efectuava desde logo uma pressão alta na 1ª linha defensiva, condicionando desde a saída da sua área, a equipa dos torpedos, reflectindo-se posteriormente na aposta em situações de ataque mais directo com lançamento da bola para as suas jogadoras mais avançadas.

Aos 14’ o marcador sofreu a primeira alteração. Aproveitando bem uma transição ofensiva, Sara coloca a bola nos pés de Carina, através de um passe na diagonal e por cima da defesa contrária, e esta, num pormenor técnico bastante difícil mas eficaz, remata de primeira para o fundo das redes dos Torpedos, fazendo assim com o seu bonito golo o primeiro tento da sua equipa. Com o aparecimento do primeiro golo do jogo, as duas equipas procuravam intensificar um pouco mais o seu ritmo de jogo na procura de alcançar novas situações de perigo. Os torpedos insistiam em caracterizar o seu jogo ofensivo através dos seus ataques rápidos e em apostas individuais para criarem perigo. As Lombitas, por seu lado, pautavam o seu jogo com uma constante movimentação da bola e criação de linhas de passe com o objectivo de criarem espaços entre as linhas defensivas da equipa da casa e assim chegarem à baliza.

Aos 25 minutos regista-se o 2º golo para a Quinta dos Lombos. Após a marcação de um fora, Kifas coloca a bola no interior da área da guarda-redes da casa, onde aparece Tixa em velocidade que, com pequeno toque, tira a guarda redes do seu caminho ficando com a baliza à sua mercê para aumentar a vantagem da equipa. Apenas dois minutos mais tarde, surge o terceiro golo que fecha as contas da primeira metade do jogo. Após uma boa jogada de entendimento por parte das Lombitas, Kifas coloca a bola no espaço entre linhas da defesa contrária onde aparece Sara que, na posição de pivot, roda sobre a sua adversária directa e ludibriando-a com o belo pormenor, isola-se frente à guarda redes da casa. Com a guardiã apenas pelo caminho, Sara ultrapassa este último obstáculo, fintando-a marcando um bonito golo.

A 2ª parte inicia-se com a equipa dos Torpedos a colocar as suas linhas defensivas um pouco mais avançadas no terreno de jogo reflectindo-se claramente no número de situações de ataque que conquistou e, consequentemente, nas oportunidades de perigo que cria. A entrada da equipa da Quinta dos Lombos foi, por outro lado, mais discreta, assumindo as suas jogadoras nesta fase um comportamento mais inconstante e acções defensivas mais desorganizadas. Ultrapassados os minutos iniciais, a equipa de Carcavelos reencontrou a sua forma de jogar e assumiu novamente a responsabilidade do jogo. Embora a posse de bola fosse mais constante por parte da equipa da Quinta dos Lombos, os Torpedos apostavam agora mais nas movimentações construídas por todas as suas atletas, equilibrando o número de situações de perigo criadas para as duas balizas. À passagem dos 10 minutos de jogo surge mais um golo para as Lombitas. Numa saída para o ataque, Nandes coloca a bola nas costas de defesa onde aparece Carolina que, com um toque subtil, faz o “chapéu” à guarda-redes, enviando a bola para o fundo das redes da sua baliza. Balanceadas para o ataque e animadas com mais um golo, as Lombitas esperam apenas mais dois minutos para de novo comemorarem o golo. Andreia, após uma boa combinação com as suas colegas, recebe a bola na ala direita do ataque e depois de fintar a sua adversária directa, remata forte ao 1º poste.

Galvanizadas pela conquista de mais um golo, a equipa forasteira aumenta significativamente o seu ritmo de jogo e o número de oportunidades perigo, empurrando a equipa dos Torpedos para a sua área que, agora, apostava de novo em defender mais perto da sua baliza. O marcador haveria de ficar fixado nos 0-6 quando, ao minuto 23, no seguimento da marcação de um fora, a bola é desviada por uma defesa dos Torpedos que, na tentativa de fazer o alívio, coloca a bola dentro na sua própria baliza.

Dinâmica do Resultado: 1ª Parte: 0-1, 0-2, 0-3

2ª Parte: 0-4, 0-5, 0-6

Jogaram pela Equipa dos Lombos: Marta (GR), Sara (1), Andreia (1), Mª João, Tixa (1), Carolina (1), Kifas, Rita Pinto, Nandes, Marisa, Carina (1) e Ana (GR).

Na próxima jornada, as Lombitas recebem no Pavilhão Desportivo dos Lombos a equipa do Vila Saloia, pelas 19horas de Sábado.

Sem comentários: