segunda-feira, 22 de novembro de 2010

SELECÇÃO NACIONAL FEMININA DE FUTSAL




Segunda-Feira, 22 Novembro 2010
- Selecção Nacional Feminina de regresso

Seis anos depois, a Selecção Nacional de Futsal Feminina “A” está de regresso à actividade. A Equipa das Quinas, que será comandada pela equipa técnica nacional, composta por Jorge Braz e José Luís, vai concentrar-se na próxima segunda-feira, em Carcavelos, trabalhando até sexta-feira no Pavilhão Desportivo dos Lombos. Sábado, a comitiva lusa parte para Espanha, onde participará no torneio mundial, organizado pela Real Federação Espanhola de Futebol.

“O desenvolvimento do Futsal Feminino em Portugal, quer ao nível do número de atletas, quer da qualidade das jogadoras, justifica a reactivação da Selecção Nacional. O convite que a RFEF nos endereçou para que participássemos num torneio internacional, que contará com a presença de oito selecções, apressou esta intenção que a Federação Portuguesa de Futebol já havia manifestado”, explicou ao fpf.pt Jorge Braz.

O Seleccionador Nacional sublinhou que a FPF nunca deixou de acompanhar o Futsal Feminino, tendo precisamente em mente o reactivar da nossa Selecção. “O acompanhamento das atletas seleccionáveis foi feito pela equipa técnica, que se desdobrou um pouco por todo o País para observar as principais equipas dos principais campeonatos distritais. Estivemos, também em contacto com vários treinadores e coordenadores técnicos das associações distritais”, referiu.

De acordo com Jorge Braz, “já havia um grande conhecimento prévio das atletas”. “Sempre acompanhámos o Futsal Feminino, pelo que havia um bom conhecimento da maioria das jogadoras de qualidade, que participaram nos últimos torneios inter-associações, nos mundiais universitários e nas derradeiras edições das Taças Nacionais. Este último mês foi de trabalho exigente e muito intenso, durante o qual procurámos reavivar conhecimentos e verificar como estão as jogadoras referenciadas, procurando observar o surgimento de novos valores”, sintetizou.

O responsável técnico luso não tem dúvidas que o futuro competitivo da Selecção é risonho. “Temos em Portugal jogadoras de excelente nível. A qualidade que existe no Futsal feminino é elevadíssma e em quantidade. Há muitas jogadoras de enorme talento que não estão no lote de 14 eleitas e quase me atrevo a dizer que temos possibilidade de fazer duas selecções de qualidade idêntica. Agora, é preciso agarrar essas atletas e dar-lhes competição, diante de países que apresentarão outros tipos de dificuldades em relação àquilo que elas encontram nas nossas competições”, prosseguiu.

Quanto a objectivos para o torneio em Espanha, Jorge Braz aponta para o crescimento da própria Selecção. “A meta passa por tentar fazer deste lote de jogadoras uma equipa com qualidade e com organização. Do ponto de vista competitivo, parece-me que temos condições para jogar de igual-para-igual com as melhores formações mundiais, como a Espanha, o Brasil, ou a Rússia. Para já, vamos estar mais preocupados com a nossa organização e com objectivos mais formativos, porque depois os resultados irão aparecer”, concluiu.

O sorteio do torneio mundial, organizado pela RFEF, está marcado para a próxima quinta-feira (25 de Novembro).

Eis a lista de convocadas:

ARR Avintenses: Catarina Silva, Daniela Ferreira, Daniela Ribeiro, Mara Vieira e Sofia Ferreira;
Atlético Madrid: Sofia Vieira;
C Ateneo Combarro FSF: Sónia Coelho;
FC Vermoim: Ana Azevedo e Patrícia Magalhães;
CRC Quinta dos Lobos: Maria Martins e Natalina Silva;
SL Benfica: Ana Pereira, Inês Fernandes e Rita Martins.

Programa da Selecção:

29-11-2010 (segunda-feira)
Até às 12h00: Concentração das jogadoras no Hotel Praia Mar, em Carcavelos.
17h00: Treino (Pavilhão Desportivo dos Lombos)


30-11-2010 (terça-feira)
10h30: Treino (Pavilhão Desportivo dos Lombos)
17h00: Treino (Pavilhão Desportivo dos Lombos)

01-12-2010 (quarta-feira)
10h30: Treino (Pavilhão Desportivo dos Lombos)
17h00: Jogo-treino com CRC Quinta dos Lombos (Pavilhão Desportivo dos Lombos)

02-12-2010 (quinta-feira)
10h30: Treino (Pavilhão Desportivo dos Lombos)
17h00: Treino (Pavilhão Desportivo dos Lombos)

03-12-2010 (sexta-feira)
10h30: Treino (Pavilhão Desportivo dos Lombos)
17h00: Treino (Pavilhão Desportivo dos Lombos)

04-12-2010 (sábado)
11h20: Partida para Madrid
18h00: Treino (local a definir)

05-12-2010 (domingo)
10h30: Treino (local a definir)
17h00: Treino (local a definir)

06-12-2010 a 11-12-2010

Programa a definir em função do sorteio do calendário de jogos.

Fonte: FPF


IMAGENS DO ÚLTIMO JOGO DA SELECÇÃO PORTUGUESA - RIO MAIOR - 25-4-2004

Sem comentários: